Comissaria

Postado em

- 2 min read

França despacha tropas via A330 após protestos por alteração de lei

img of França despacha tropas via A330 após protestos por alteração de lei

Um avião Airbus A330 foi transferido para uma região distante do globo transportando militares de unidades especiais, em resposta a manifestações que resultaram em fatalidades em uma área da França.

O avião do Esquadrão de Reabastecimento em Voo e de Transporte 1/31 Bretagne é um Airbus A330-200 MRTT com a placa de identificação F-UJCU, que decolou da Base Aérea de Istres/Le Tubé no sul do país francês em direção à Nova Caledônia, um conjunto de ilhas próximo ao território australiano e a uma distância de 16 mil quilômetros de Paris.

No século XIX, os franceses tomaram e estabeleceram colônia sobre este território que, atualmente, detém um certo grau de autonomia, embora ainda esteja sob a administração de Paris. Em andamento na metrópole francesa, encontra-se uma legislação que provocará mudanças na contagem de votos do país.

Atualmente, a norma estabelecida é que apenas os habitantes originais do arquipélago, os neocaledônios, possuem direito ao voto, assim como os franceses que fizeram sua chegada antes de 1998, além de sua linhagem direta (filhos, netos e assim por diante).

Essa norma concede maior autonomia à Nova Caledônia, bem como mais autoridade para os habitantes nativos da ilha. No entanto, a proposta de legislação em progresso na França continental abolirá essa norma, permitindo que qualquer cidadão francês residente no arquipélago participe das eleições locais.

Com tal situação, diversas facções separatistas e apoiadoras da independência deram início a manifestações, as quais escalaram para violências culminando na perda de 4 vidas. O líder francês, Emmanuel Macron, proclamou estado de emergência na última quarta-feira, proibindo a plataforma Tik-Tok e impondo um toque de recolher. Ademais, selecionou parte dos militares de elite do país para intensificar a segurança na Nova Caledônia.

Os membros da CRS (Reserva da Polícia Nacional), GIGN (Força Especial da Gendarmerie Nationale) e RAID (Unidade de Intervenção Tática da Polícia Nacional) foram convocados e posicionados no A330 da Armée de l’air. Atualmente, a aeronave está fazendo uma parada em Vancouver, Canadá, antes de se dirigir para Honolulu e, em seguida, finalmente, para Nova Caledônia.