Comissaria

Postado em

- 5 min read

Gol lidera pontualidade em voos latino-americanos em junho 2024, diz Cirium

img of Gol lidera pontualidade em voos latino-americanos em junho 2024, diz Cirium

Os dados de junho de 2024 da Cirium, líder mundial em informações de mercado de transporte aéreo, revelam que houve uma variação no rendimento das companhias aéreas e aeroportos. A Ásia-Pacífico registrou uma notável redução nos cancelamentos de voos, caindo 16%, enquanto Europa, América Latina e América do Norte viram um crescimento entre 2-8% nos cancelamentos de voos.

Classificação Mundial

A companhia de voos da Arábia Saudita, Saudia (SV), é a atual campeã mundial no quesito de pontualidade, apresentando um Índice de Desempenho de Pontualidade (OTP, On-Time Performance) de 88,22% este mês, superando a temporada de dois meses de domínio da Aeromexico. Isso significou um crescimento de 2% quando comparado ao Índice de Pontualidade do mês passado, que estava em 86,09%.

O Aeroporto Internacional King Khalid (RUH), localizado em Riyadh, Arábia Saudita, retomou a liderança mundial entre os aeroportos no mês atual, apresentando um OTP de 85,60%. Isso reflete uma diminuição aproximada de 3 pontos percentuais em comparação com o desempenho de maio, que foi de 88,23%.

A Aeromexico (AM), da México, não ficou muito atrás, assegurando a segunda posição, com um Percentual de Pontualidade de 86,18%, um decréscimo suave comparado aos 86,75% do mês anterior.

O Aeroporto Internacional Benito Juarez (MEX), localizado na Cidade do México, finalizou o mês ocupando a quinta posição na classificação de Aeroportos Mundiais, apresentando um OTP de 82,64%. Este índice apontou um pequeno crescimento comparado ao OTP do mês anterior, que foi de 82,53%.

A LATAM Airlines (LA) alcançou a terceira posição mundial, apresentando um OTP de 85,83%, uma pequena diminuição quando comparado ao rendimento do mês anterior, que foi de 86,65%.

O terminal aéreo Arturo Merino Benitez (SCL), localizado em Santiago, no Chile, e utilizado como centro de conexão pela LATAM Airlines, conseguiu a sétima posição na classificação mundial de aeroportos, apresentando uma OTP (On-time Performance) de 80,46%. Este resultado indicou uma redução superior a 5 pontos percentuais comparado ao registro de maio, que foi de 85,86%.

A JAL (JL) posicionou-se firmemente na quarta posição, com um OTP de 85,10%, representando um declínio quase de 2 pontos comparado com o desempenho do mês anterior, fixado em 86,40%.

Igualmente, o Aeroporto Haneda (HND), situado em Tóquio, Japão, observou um decréscimo de quase 3 pontos na performance, contudo, conseguiu manter seu posto na quarta colocação entre os Aeroportos Globais, apresentando um OTP de 83,63%.

Após finalizar na nona colocação no mês anterior, a Azul (AD) retornou ao top cinco global, conquistando o quinto lugar, com um OTP de 84,83%, uma pequena melhora em comparação com o mês anterior (84,79%).

O principal centro de atividades da Azul, o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas (SP), atingiu a sexta posição entre os Aeroportos Médios, registrando um OTP de 86,41%. Isso indicou uma suave elevação comparado ao rendimento registrado no mês de maio (85,53%).

Latinoamérica

O território da América Latina registrou um crescimento de 2% nos cancelamentos de voos em junho, totalizando 4.235 voos cancelados em comparação aos 3.584 em maio. O crescimento na anulação das viagens aéreas contribuiu para a redução do OTP das principais empresas de aviação da área.

A Gol (G3) tornou-se a principal empresa aérea na América Latina, ostentando um impressionante OTP de 90,53%, mostrando um avanço se comparado ao OTP de maio, que foi de 89,82%.

O principal centro de operações da Gol, o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), localizado em Guarulhos (SP), terminou o mês como o segundo na categoria de Aeroportos Mundiais. O aeroporto alcançou uma pontualidade de 85,13%, superando o índice de 84,80% registrado em maio.

A Caribbean Airlines (BW) obteve a segunda posição, com uma Pontualidade de Chegada de 86,55%, isso representa uma ligeira diminuição de quase 2 pontos percentuais comparado ao desempenho verificado no mês anterior que registrou 87,96%.

O Aeroporto Internacional de Piarco (POS), localizado em Trinidad e Tobago e um centro estratégico para a Caribbean Airlines, após um discreto aprimoramento, apresentou um índice de Pontualidade (OTP) de 86,93%.

A Aeromexico (AM) assegurou o terceiro lugar na América Latina, apresentando um OTP de 86,18%, uma pequena diminuição em comparação aos 86,75% registrados em maio.

Conforme observado previamente neste artigo, o principal centro de operações da Aeromexico, o Aeroporto Internacional Benito Juarez (MEX), encerrou o mês em uma respeitável quinta posição na categoria de Aeroportos Mundiais, alcançando um OTP de 82,64%, uma leve ascensão comparado aos 82,53% registrados em maio.

A LATAM Airlines (LA) alcançou o quarto lugar na América Latina com um OTP de 85,83%, como observado anteriormente neste conteúdo, depois de obter 86,65% em maio.

Como mencionado anteriormente, o Aeroporto Arturo Merino Benitez (SCL), localizado em Santiago, alcançou a sétima colocação entre os Aeroportos Globais, registrando uma Pontualidade de 80,46%, uma queda em relação aos 85,86% registrados em maio.

A empresa aérea Aerolineas Argentinas (AR) foi classificada na quinta colocação, apresentando um OTP de 85,16%, o que representou uma redução de quase 4 pontos percentuais comparado ao desempenho obtido no mês de maio (89,22%).

De maneira similar, o Jorge Newbery-Aeroparque Airport (AEP), localizado em Buenos Aires, Argentina e sendo um centro de operações da Aerolineas, encerrou o mês como o quinto na classificação de Aeroportos de porte médio. O aeroporto registrou um OTP de 86,95%, um valor menor que os 91,31% alcançados em maio.

Empresas de Aviação de Preço Reduzido

A Gol (G3) destacou-se na América Latina e igualmente reinou na seção de companhias áreas de custo reduzido globalmente, registrando um OTP de 90,53%, uma elevação em relação aos 89,82% registrados em maio.

A Thai AirAsia (FD), sediada na Tailândia, avançou do oitavo para o segundo lugar, ao atingir um OTP de 85,19%, um crescimento quase de 2 pontos percentuais se comparado com os 83,55% alcançados em maio.

A companhia aérea japonesa Peach Aviation (MM) ocupou a terceira posição, com um OTP de 84,95%, refletindo uma diminuição de 2 pontos percentuais em comparação ao OTP de maio, registrado em 87,12%.

A Azul (AD) assegurou o quarto lugar, com OTP de 84,83% observado anteriormente, seguindo 84,79% em maio.

A Iberia Express (I2) ocupou o quinto lugar e anotou um OTP de 82,50%. Isso indicou um decréscimo de quase 8 pontos comparado ao OTP do mês anterior, que era de 90,24%.

Dados fornecidos pela Cirium.