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Gol reporta R$808,7M operacional e R$130M prejuízo ajustado no 1ºT 2024

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A GOL Linhas Aéreas, uma divisão do Grupo Abra, revelou hoje, dia 14 de maio, o balanço consolidado do primeiro trimestre de 2024 (1T24), contrastando-o com o correspondente período do ano precedente (1T23).

No anúncio, o negócio revela que continuou concentrado em aprimorar seu rendimento operacional, através de seu sistema de frota singular e administrando com precaução os yields, visando a primazia na distribuição de produtos de elevada qualidade para sua clientela.

As principais informações compartilhadas pela GOL em seu resumo de desempenho incluem:

O índice relativo à demanda, resultante da multiplicação entre Passageiros Pagantes e Quilômetros Voados (RPK), apresentou um incremento de 39,6% nos voos internacionais se comparado ao primeiro trimestre de 2023. Contudo, observou-se uma redução de 4,1% no RPK total (compreendendo voos domésticos e internacionais) durante o mesmo intervalo, consequência de um decrescimento de 8,9% nos voos nacionais, refletindo a estratégia de negócios da empresa ao focar mais nos serviços internacionais.

O índice de disponibilidade, medido pelo produto dos Assentos Disponíveis e Quilômetros Percorridos (ASK), nos trajetos internacionais, teve um crescimento de 27,0% em relação ao primeiro trimestre de 2023, contudo, o ASK doméstico reduziu em 7,5% e o ASK total apresentou uma queda de 3,9% no mesmo intervalo de tempo.

A Renda Operacional Efetiva exibiu uma queda de 4,2%, sendo reduzida para R$4,7 bilhões;

O índice de utilização alcançou 83,1%, mantendo-se estável em comparação com o 1T23 (diminuição de 0,2 pontos percentuais). A proporção de uso doméstico caiu 1,3 pontos percentuais, atingindo um ainda robusto 82,7%, enquanto o índice de utilização internacional subiu 7,8 pontos percentuais, chegando a 85,6%.

O uso dos aviões operacionais teve um crescimento de 1,7%, alcançando 11,9 horas diárias;

Houve uma redução de 8,3% no número de passageiros transportados, atingindo um total de 7,25 milhões.

O valor da Renda Bruta por Assento Disponível multiplicado por Quilômetros Percorridos (RASK) sofreu uma redução de 0,3%, caindo para 43,7 centavos (R$).

A média de rendimento por usuário diminuiu 0,7%, chegando a 48,2 centavos (R$);

A redução de 5,3% no Custo Operacional por Assento Disponibilizado por Quilômetro Percorrido (CASK), para 34,44 centavos (R$), foi majoritariamente impulsionada pela queda nos valores dos combustíveis e pela diminuição do consumo por ASK (0,9%), que foi alavancado pela expansão das rotas para o exterior;

A taxa por lugar disponibilizado multiplicada por quilômetros percorridos, desconsiderando despesas relacionadas a combustíveis e elementos não persistentes (CASK Ex-combustível), teve um crescimento de 8,9%, atingindo 22,44 centavos (R$) em comparação com o 1T23.

O rendimento recorrente do EBITDA atingiu R$1,4 bilhão, apresentando uma margem de 30,3%, ao passo que o EBIT recorrente alcançou a cifra de R$1,0 bilhão, com uma margem de 21,2%;

A perda líquida ajustada alcançou a cifra de R$ 130 milhões, uma vez retirados os impactos da flutuação cambial e da valorização do mercado de peças derivativas ESSN que totalizaram R$ 3,9 bilhões no primeiro trimestre de 2024.

O endividamento líquido ajustado em relação ao EBITDA recorrente LTM registrou 4,0x no 1T24, representando uma diminuição de 2,0x em relação ao 1T23.

Celso Ferrer, o Chefe Executivo, expressou:

O início de 2024 viu um aprimoramento em nossa performance operacional, incluindo um EBITDA Ajustado do 1T de R$ 1,4 bilhão e uma margem EBITDA Ajustada de 30,3%, evidenciando nossa regularidade e competência durante o processo de rearranjo financeiro.

Em março de 2024, retornamos ao topo como a companhia aérea mais pontual do Brasil, de acordo com a ANAC.

Mostramos um desempenho contínuo robusto de nosso plano de negócios, combinado com as ações das unidades de negócio Smiles e Gollog, o que nos possibilitou fornecer resultados consistentes. Além disso, mantivemos uma estratégia rigorosa no gerenciamento de custos.

Estou admirado com o compromisso de nosso Grupo de Águias em aprimorar persistentemente nossos produtos e procedimentos, o que eleva nossa eficácia operacional e nos auxilia a prosseguir proporcionando qualidade aos nossos consumidores.

Simultaneamente, progredimos no processo de reorganização da GOL, supervisionado legalmente nos EUA, que incluiu a aquisição de acordos de empréstimo DIP de US$ 1,0 bilhão, dos quais US$ 550 milhões foram retirados até o fim do 1T24. Além disso, realizamos a renegociação de contratos com a maioria principal das aeronaves arrendadas, junto aos locatários, para assegurar que a GOL possua a competência necessária para prosseguir atendendo nossos objetivos atuais e avançar no modelo de financiamento que respaldará o Plano de Reestruturação autônomo.

Observações da Gestão

A GOL, compreendendo a importância crucial da aviação em momentos de crises públicas, está se empenhando imensamente para prestar assistência aos órgãos públicos e à própria sociedade, diante da situação de desastre público com a qual o estado do Rio Grande Sul está se deparando.

A empresa divulgou um plano diferenciado que inclui 122 voos adicionais para Caxias do Sul, Florianópolis e Passo Fundo até o dia 30 de maio, destinados a atender nossos consumidores e também para o transporte de doações. Com as ações implementadas, a capacidade de transporte de carga e suprimentos no compartimento de bagagens das aeronaves aumenta para até 670 toneladas.

A GOL conduziu igualmente voos adicionais para a entrega de doações, como o inaugural que aconteceu no dia 6 de maio, em colaboração com a Defesa Civil de São Paulo, transportando itens como cobertores, colchões, água, remédios, roupas e antenas de internet.

Celso Ferrer declarou: “A GOL demonstra sua empatia com os habitantes do Rio Grande do Sul e fará todo o possível para suportar as ações das autoridades e da comunidade local na assistência e ajuda às pessoas afetadas pelas inundações”.

Neste ano, a GOL deu início a um novo estágio em que a reformulação de seu balanço é o foco, simultaneamente melhorando seus processos operacionais.

Ao término de janeiro do primeiro quarto de 2024, optamos por adentrar nos Estados Unidos por meio de um procedimento de reorganização, conforme a legislação americana. Isso representou uma medida essencial para aprimorar a configuração de capital da nossa organização e estabelecer os alicerces para o nosso desenvolvimento em direção à lucratividade.

Este procedimento está ocorrendo sem interferir nas operações, conforme comprovado pelas nossas taxas de ocupação, que se mantiveram constantes em 83%, e pelo aperfeiçoamento contínuo na finalização de voos e eficiência no cumprimento dos horários. Em março de 2024, a GOL era a principal companhia aérea do país em termos de pontualidade, conforme informado pela ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.

Durante o trimestre, a GOL permaneceu consistente com seu modelo de negócios de operação de rotas de alta produtividade e baixo custo. O uso aprimorado de suas aeronaves promove a geração de caixa e continua melhorando. Este modelo operacional se fortalece ainda mais através da otimização da frota da GOL, aproveitando a capacidade não utilizada e substituindo os modelos 737 NG por aeronaves MAX 737 mais eficientes.

No decorrer deste trimestre, a GOL incorporou à sua frota dois novos aviões da linha Boeing 737-MAX 8. Adicionalmente, em conformidade com o esquema de renovação de frota e aumento da eficácia operacional, a Empresa retornou um Boeing 737NG.

No final de março de 2024, a GOL detinha um conjunto de 142 aviões da marca Boeing, compreendendo 46 do tipo 737-MAX, 90 do modelo 737NG e seis veículos de carga 737-800BCF. Além disso, a GOL tinha 99 encomendas confirmadas para a compra de aviões Boeing 737-MAX, das quais 62 eram do tipo 737-MAX 8 e 37 do tipo 737-MAX 10.

A GOL permanece dedicada em atualizar seus aviões e integrar tecnologias mais eco-friendly para diminuir a produção de carbono e fomentar procedimentos ainda mais eficazes.

Avanço na Refinanciamento Econômico

No dia 28 do segundo mês de 2024, o Tribunal de Insolvência dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York deu aval para a GOL obter um financiamento de até US$ 1,0 bilhão proveniente dos detentores de débitos (“Financiamento DIP”), o qual foi proporcionado pelos integrantes do Grupo Provisório de Portadores de Bonds Abra, juntamente com outros portadores de títulos Abra e portadores dos títulos GOL 2026.

O suporte financeiro DIP, aliado à receita gerada pelas atividades comerciais em andamento, garantirá uma liquidez considerável para respaldar as operações ao longo do processo de reorganização financeira.

Na data de 13 de maio de 2024, a Empresa possuía entendimentos apoiados pelo Tribunal de Insolvência referentes a 109 aeronaves, que abrangem autorizações de aluguel substanciais, retornos escolhidos de aviões e financiamento dos permissionários para manutenção de motores. A Empresa persiste em suas tratativas com locadores de aviões para assegurar que a GOL mantenha a competência apropriada para preservar o atendimento aos locais atuais e o aumento planejado de percursos.

Durante o procedimento do Capítulo 11 nos Estados Unidos, a GOL tem a chance de examinar seus acordos e fazer a escolha de aceitar ou recusar contratos específicos, que incluem os aluguéis de aviões.

A GOL igualmente deu início a conversas acerca do esquema de financiamento que será o alicerce para o Plano de Reestruturação independente da Empresa.

A GOL empregará o método do Capítulo 11 para reformular seus compromissos financeiros e incrementar sua estrutura de capital visando a solidez a longo alcance. Simultaneamente, isso permitirá uma rápida recuperação do seu conjunto de aeronaves.

A empresa tem a expectativa de emergir deste procedimento com uma estrutura financeira reformulada, postando-se para ampliar sua presença na América Latina.

Todos os dados apresentados anteriormente e quaisquer outros revelados atualmente pela GOL podem ser completamente verificados no Relatório de Desempenho do Primeiro Trimestre de 2024, disponibilizado por esta empresa neste link.