Comissaria

Postado em

- 2 min read

Heart Aerospace remodela design do avião híbrido-elétrico ES-30

img of Heart Aerospace remodela design do avião híbrido-elétrico ES-30

A Heart Aerospace, uma companhia aeroespacial da Suécia, realizou uma mudança drástica no design do seu avião híbrido-elétrico em desenvolvimento, o ES-30, escolhendo um sistema de propulsão já pronto, que inclui turboélices convencionais e motores elétricos. A empresa também decidiu deixar de lado elementos distintivos, tais como a asa apoiada por estruturas e o volumoso compartimento de bateria localizado sob a fuselagem.

Ademais, a companhia agora declara que a inicial decolagem de seu avião demonstrativo em tamanho completo, programada para o ano seguinte, ocorrerá sem a presença de tripulantes.

As últimas atualizações no projeto representam as alterações mais recentes no avião que a empresa iniciante sueca planeja introduzir no mercado. Para o lançamento programado para setembro de 2022, prevê-se que o ES-30 seja impulsionado por quatro motores elétricos, que são abastecidos por baterias localizadas em um espacioso compartimento fixado embaixo da fuselagem. O objetivo era ampliar a distância possível de vôo para até 215 milhas náuticas carregando a carga máxima de 30 passageiros.

No entanto, a Heart optou por uma nova direção, alegando que sua versão reformulada, a qual define como contendo um “sistema de impulso híbrido autônomo”, proporciona uma resposta mais eficiente e menos onerosa. A renúncia ao turbogerador liberou área na parte posterior da fuselagem, possibilitando que o conjunto de baterias fosse alocado naquela posição, anulando, assim, a necessidade do armazenamento sob a fuselagem.

A Heart ainda não divulgou os provedores do seu sistema de propulsão, entretanto, o CEO, Anders Forslund, assegura que os motores a combustão serão baseados em um modelo “de um formato frequentemente utilizado”.

O aperfeiçoamento do motor remodificado ficará sob o comando de um inédito centro de pesquisa e desenvolvimento que a Heart está instituindo em Los Angeles, na Califórnia, sob a tutela do recém-indicado diretor de tecnologia, Benjamin Stabler. A primeira decolagem de um avião mais indicativo da fabricação – nesta ocasião com piloto – está programada para 2026.

A Heart tem 250 pedidos em fila para o ES-30, com alternativas e privilégios de aquisição para um adicional de 120 aeronaves. A companhia também possui manifestações de interesse para outras 191 unidades.