Comissaria

Postado em

- 2 min read

Helicóptero naval resgata residente ilhada por inundação no RS

img of Helicóptero naval resgata residente ilhada por inundação no RS

Uma habitante que se encontrava confinada na Ilha dos Marinheiros, uma divisão administrativa da cidade do Rio Grande (RS), precisou ser socorrida por membros militares da Marinha Brasileira (MB) utilizando um veículo aéreo na última quinta-feira (16).

A profissional independente de manicure, Nilsa Bilhalva Mendes, com 59 anos, foi salva pelo helicóptero UH-12 “Esquilo” do MB, que partiu do Navio Multifuncional de Aeródromo (NAM) “Atlântico”. Ela e seu cônjuge buscaram refúgio na residência de amigos no mesmo distrito, na área da Lagoa dos Patos, nos últimos dias, devido ao fato de sua própria moradia estar totalmente inundada.

Devido a complicações de saúde, incluindo diabetes e doenças cardíacas, ela foi transportada para a residência de um dos seus três filhos em Rio Grande pela Defesa Civil após o voo. O percurso de Rio Grande até a Ilha dos Marinheiros normalmente levaria 50 minutos de carro, no entanto, as vias estão totalmente submersas.

Militares da Marinha têm desempenhado um papel crucial nas áreas gaúchas afetadas pelas chuvas, mantendo suas operações desde 30 de abril. Aproximadamente 2.000 indivíduos já foram salvos pela equipe militar da MB. Para auxiliar nessas operações, a Força Naval disponibilizou 11 aeronaves, 9 navios, 50 barcos e 70 veículos.

Adicionalmente, a partir do dia 9 de maio, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) tem desenvolvido atividades de suporte à saúde no Hospital de Campanha (HCamp), localizado em Guaíba. Essas ações têm ajudado a minimizar a demanda nos hospitais do entorno.

Notícias provenientes da Agência Naval de Informações