Comissaria

Postado em

- 2 min read

Helicópteros auxiliam no resgate de 431 pessoas na serra gaúcha até sábado

img of Helicópteros auxiliam no resgate de 431 pessoas na serra gaúcha até sábado

O surgimento do sol sem precipitação neste sábado (4/5), na região montanhosa, assegurou a aceleração das operações de salvamento de indivíduos. O relatório apresentado no começo da noite apontou para 431 pessoas resgatadas com sucesso. As missões de resgate aéreo retiraram 145 indivíduos que se encontravam em situação de isolamento devido à chuva forte na região montanhosa e no Alto Taquari. De modo terrestre, 286 habitantes foram guiados para áreas de segurança.

Com a chegada da luz do dia, três aeronaves finalmente puderam sair do aeródromo de Bento Gonçalves em uma missão de resgate de pessoas - essa foi a estreia desses helicópteros voando naquela área. Os primeiros a serem resgatados foram habitantes da região de São Miguel do Buriti, localizada nas profundezas do município.

Quando saíam dos aviões, os indivíduos eram imediatamente assistidos por uma ambulância posicionada próxima à pista, sendo então levados para um lugar seguro. As forças de segurança do Rio Grande do Sul, juntamente com as de outros estados, estão envolvidas nas operações. A direção envolve a participação do Gabinete de Crise avançado, ledula pelo vice-secretário da Casa Civil, Gustavo Paim.

Antes do meio-dia, a quantidade de aeronaves aumentou, com cinco helicópteros - tanto militares quanto civis - em operação. Ocorreram situações em que seis aeronaves estavam em atividade simultaneamente. À tarde, a chuva retornou à Serra, porém, isso não interrompeu as operações de resgate aéreo. Com a chegada do crepúsculo e devido ao mau tempo, as atividades de sábado foram concluídas.

Devido ao começo das atividades aéreas em Serra e Alto Taquari, uma equipe da Empresa de Energia Rio das Antas (Ceran) foi transportada para a barragem 14 de Julho, localizada no Rio das Antas. A edificação sofreu uma quebra parcial na quinta-feira (2/5). Atualmente, especialistas conseguiram iniciar uma abertura progressiva das comportas para permitir o fluxo de água e prevenir uma elevação da pressão na barragem.