Comissaria

Postado em

- 2 min read

Hércules argentino chega a Canoas após Brasil dispensar uruguaio

img of Hércules argentino chega a Canoas após Brasil dispensar uruguaio

Um aeronave Hércules está aterrissando em Canoas, transportando o primeiro auxílio fornecido pelo governo argentino para o Rio Grande do Sul.

O comandante do Exército argentino, o general de brigada Carlos Alberto Presti, em companhia do ministro da Defesa, Dr. Luis Petri, e do líder do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, brigadeiro-general Xavier Isaac, se despediu hoje de uma delegação da Agrupação de Engenheiros 601 que embarcou em um avião KC-130H Hércules do poder Aéreo Argentino (FAA) rumo a Grande Porto Alegre.

Uma comandante e sete auxiliares subiram a bordo do Hércules e estão encarregados de operar dois sistemas de purificação de água por Osmose Reversa (OR), um deles possuindo equipamento de engarrafamento, que irá prover água potável para as pessoas afetadas pelas enchentes e para os membros do Exército Brasileiro envolvidos nessa missão de segurança civil.

As estruturas podem limpar 1.800 litros a cada hora utilizando microfiltração e 600 litros a cada hora através da técnica de osmose reversa.

O toque de solo final do KC-130H da FAA ocorre no final do dia em Canoas, após o aeroplano da Argentina realizar numerosas circulações no ar enquanto esperava autorização para aterrissar na Base Aérea, que vem enfrentando superlotação por causa do intenso fluxo aéreo proveniente das operações de salvamento na área.

Apenas um dia atrás, as autoridades governamentais recusaram a chegada de mais um KC-130H Hércules, agora proveniente da Força Aérea Uruguaia, citando “limitações nas pistas disponíveis para aterragem em Porto Alegre”. A medida gerou desconforto junto dos uruguaios e teve repercussões nos meios de comunicação, enquanto o governo contestava diversos repórteres, garantindo que não rejeitou qualquer auxílio.