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Híbrido de avião e helicóptero estreia aterrissagem em embarcação

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O projeto do avião Leonardo/Bell AW609 atingiu mais um significativo estágio em sua capacidade industrial após a realização bem-sucedida de seu primeiro experimento em um navio, que teve o suporte recente da Marinha Italiana.

Entre os dias 3 e 12 de abril, o avião AW609, que incorpora a configuração final de fabricação, fez experimentos demonstrativos, movendo-se do centro da Leonardo em Cascina Costa (Samarate) até a Base Marinha Maristaer Grottaglie. A aeronave convertível, guiada por pilotos e engenheiros de teste de voo da Leonardo (auxiliados pela equipe da Marinha Italiana para as operações internas), decolou da base com destino ao porta-aviões italiano Cavour, o Navio-Mor da Frota Marinha, localizado a 20 milhas náuticas da costa, exibindo sua competência em se aproximar, aterrissar de forma segura no convés e tocar o chão.

Este veículo aéreo é um poliplano, que tem a habilidade de operar como um helicóptero ou um avião, baseado no estágio do voo. Durante a decolagem e aterrissagem, seus rotores fornecem tanto sustentação quanto impulso, possibilitando manobras verticais. Contudo, durante o voo de cruzeiro, os rotores se ajustam e propulsam a aeronave, fazendo-a voar como um avião. O AW609 é um parente próximo do veículo aéreo militar de desenho semelhante, o Bell Boeing V-22 Osprey.

Ao longo da exibição, a AW609 da Leonardo ofereceu uma ocasião singular para aumentar ainda mais a consciência sobre as notáveis vantagens deste avião de conversão em um contexto marítimo específico. Isso comprova que a primeira aeronave de conversão a obter uma certificação civil cumpre estritos padrões operacionais e de segurança. Assim, ela está perfeitamente situada para satisfazer uma gama de requisitos governamentais e de serviços públicos, tanto na Itália quanto internacionalmente.

Uma vez concluída a série inicial de experimentos em embarcações, a Leonardo começará um exame minucioso e uma investigação dos dados consolidados. Estes proporcionarão a capacidade de realizar avaliações subsequentes para aprimorar ainda mais as estratégias, além de promover aperfeiçoamentos adicionais na plataforma para funcionamento no contexto marítimo/abordo.

O AW609 se sobressai ao oferecer transporte veloz de um local a outro em grandes extensões, proporcionando um acesso conveniente a regiões distantes, acomodando até nove viajantes com o conforto de um interior pressurizado e, por isso, é planejado para modificar uma gama de missões, incluindo funções públicas e governamentais. Até agora, o progresso do programa registrou mais de 1.900 horas de tempo de voo na Itália e nos Estados Unidos.

Através da Equipe de Comunicação da Leonardo.