Comissaria

Postado em

- 3 min read

Histórico: Primeiro pouso de avião argentino na Antártida, na base Petrel

img of Histórico: Primeiro pouso de avião argentino na Antártida, na base Petrel

Pela primeira vez, uma aeronave da Força Aérea Argentina aterrissou na estação Petrel, na Antártida, estabelecendo um momento inédito para a aviação do país. O acontecimento ocorreu no sábado, dia 1 de junho, e foi realizado por um avião SAAB-340, segundo dados confirmados oficialmente pela força.

”A história foi feita com o primeiro aterrissagem na Estação Antártica Petrel. Através do uso do sistema de armas SAAB-340, a Força Aérea Argentina marcou a inauguração da nova pista de aterrissagem na estação”, comunicou oficialmente a FAA em sua conta na plataforma X (conhecida anteriormente como Twitter).

”A realização exitosa da tarefa é fruto de uma cuidadosa organização e um rigoroso ensino, fundamentado pelo amplo conhecimento do quadro de funcionários de nossa entidade”, informou a nota oficial.

Conforme relatado pelo Aviacionline, Luis Petri, o chefe do departamento de defesa, celebra este acontecimento histórico. Ele declara: “Isto simboliza uma etapa fundamental na trajetória antártica da Argentina! A Força Aérea Argentina estabeleceu oficialmente uma pista de aterrissagem na Base Petrel. Vamos lá, Argentina! Como nosso líder, Javier Milei, habitualmente expressa, VLLC”.

A Estação Científica Petrel Antártica, também conhecida como Petrel Base, é uma propriedade da República Argentina estabelecida pela Marinha Argentina em 18 de janeiro de 1952. A localização dessa estação é na base do Glaciar Rosamaría, na Baía Petrel, no ponto inicial do Cabo Welchness, na ilha Dundee, dentro do conjunto de ilhas Joinville.

O Posto Petrel está situado em cima de pedras a uma altura de 18 metros acima do ponto do mar, com as coordenadas geográficas sendo 63° 28′ S e 56° 17′ O.

Atuou como uma estação fixa até 1978, tornando-se efêmera depois de um fogo em 1974. Em 2013, iniciaram-se estratégias para restabelecer sua função inicial e convertê-la em um centro logístico de vários modos para o Programa Antártico Argentino, explorando seus benefícios geográficos em relação à Base Marambio e aperfeiçoando as operações de distribuição de carga e indivíduos para as treze estações antárticas argentinas.

No ano de 2021, as autoridades governamentais da Argentina divulgaram um projeto que visa a reestruturação contínua da Base Petrel, englobando a edificação de dois campos de aterrisagem de 1.800 e 1.300 metros. Nesse período, o plano foi contemplado com um investimento de 400 milhões de pesos argentinos.

O ex-secretário de Defesa, Jorge Taiana, declarou: “Estabeleceremos uma estação de grande porte, equipada com um porto e uma pista de aterragem à beira-mar”. Adicionalmente, destacou que tais infraestruturas otimizariam a entrada, locomoção e organização logística na Antártica, atendendo a uma demanda significativa.

Com a introdução dos Saab 340 da FAA, o COCOANTAR da Argentina terá à sua disposição um recurso apropriado e economicamente viável para fornecer suprimentos variados como comida, itens médicos, combustível, vestimentas, e mais para a estação antártica Petrel, eliminando a necessidade de recorrer a meios de transporte naval mais onerosos.