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Holanda e Áustria adquirem juntos 9 aeronaves KC-390 da Embraer

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A compra coletiva de nove aparelhos militares de carga C-390 da empresa brasileira Embraer foi anunciada por Áustria e Holanda. Anteriormente, o Departamento de Defesa da Holanda já havia manifestado intenção de renovar seus quatro aviões C-130 Hercules por estarem desatualizados. Recentemente, a capital austríaca decidiu participar do projeto.

De acordo com o Luchvaartnieuws, a colaboração resultará em um leve adiamento na entrega das aeronaves recém-manufaturadas. Contudo, como compensação, a Embraer prometeu um custo menor para os compradores, conforme divulgado pelo secretário de defesa interino, Christophe Van der Maat, em uma missiva enviada ao Parlamento.

A defesa da Holanda antecipa a chegada de novas aeronaves de transporte antes do previsto, à medida que a vida útil de seus aviões atuais está chegando ao fim e os tipos multifuncionais são frequentemente empregados em áreas de conflito global. Inicialmente, a estimativa era de que os novos modelos seriam recebidos entre 2031 e 2033, no entanto, uma antecipação para 2026 já tinha sido estipulada. Esse tempo, entretanto, não será respeitado devido à ampliação das discussões, conforme relatado por Van der Maat.

A previsão é de que a primeira aeronave seja recebida até o final de 2027. A meta é que, até o término de 2029, um conjunto de cinco novos aviões seja entregue. O Ministério da Defesa terá a necessidade de uma aeronave de transporte adicional ao seu atual arsenal, visto que a frequência de voos com os recém-chegados C-390 deve aumentar.

O projeto tem um valor estimado de 1,7 bilhões de euros, quantia que está alinhada com o intervalo de preço anteriormente informado ao Parlamento. Foi em 2022 que o plano de compra dos C-390 foi divulgado pela primeira vez.

O Departamento de Defesa expressou contentamento com o envolvimento da Áustria, que adquirirá quatro aviões. Ademais da vantagem de um custo reduzido, a cooperação é proveitosa porque culmina no emprego do idêntico equipamento por ambas as nações. Isso possibilitará um aprimorado trabalho conjunto e intercâmbio de vivências e componentes.

O C-390 já está operacional nas forças aéreas do Brasil e Portugal. A Hungria tem uma versão para experimentações. Alguns dos outros usuários são a Coreia do Sul e a República Tcheca.

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