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Iata apresenta fuelis para melhor eficiência energética aérea

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Dubai, Emirados Árabes Unidos – Foi divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a introdução do IATA FuelIS, uma ferramenta analítica moderna destinada a aperfeiçoar o uso de combustível pelas empresas de aviação, usando informações de voo e combustível acumuladas e anônimas.

O FuelIS da IATA é uma plataforma analítica potente destinada a auxiliar as empresas aéreas na tomada de decisões estratégicas e operacionais para aprimorar a eficiência do uso do combustível, diminuir os gastos com este e aprimorar a performance ambiental. Ao possibilitar que as empresas aéreas confrontem seu rendimento no uso de combustível com as informações acumuladas da indústria, elas conseguem identificar onde estão tendo um bom desempenho e onde necessitam implementar medidas, declarou Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA.

As principais características do FuelIS incluem a mensuração da eficiência em termos de consumo de combustível de uma frota, uma tarefa que envolve analisar a eficácia na movimentação de carga de diversos modelos de aeronaves em várias regiões e períodos, utilizando a relação entre o consumo de combustível e o tonelada-quilômetro operacional (OTK) em comparação com os padrões da indústria. Além disso, o sistema também permite a análise de benchmarks de aeroportos, em que o volume de combustível na aterrissagem pode ser aferido para as aeronaves, possibilitando uma comparação com os totais de combustível de todas as outras companhias aéreas que aterrisam na mesma localização.

Os produtores de equipamentos originais (OEMs) têm a opção de utilizar o IATA FuelIS para mensurar a eficácia de combustível de seus aviões ou motores em comparação com as normas do setor, obtendo uma compreensão valiosa sobre mercados, zonas, nações e variedades específicas de frota, fundamentadas em informações operacionais concretas e ajudando os clientes a empregar seus produtos de maneira efetiva.

O FuelIS da IATA emprega informações do sistema global de administração de dados de aviação, conhecido como GADM da IATA. Essas informações vêm do FDX, um programa de intercâmbio de dados de voo, que atualmente abrange informações de combustível de 215 empresas aéreas ao redor do globo, o suficiente para assegurar a precisão máxima nos entendimentos que podem ser obtidos.

Auxiliando no aprimoramento da performance – Hoje em dia, o combustível corresponde a cerca de um terço dos gastos operacionais de uma companhia aérea. A IATA já vem cooperando com as empresas aéreas desde 2005 para encontrar possibilidades de poupança no consumo de combustível. O FuelIS da IATA vai ajudar ainda mais nessa meta.