Comissaria

Postado em

- 3 min read

IATA lançará inspeção uniforme de detritos de cabine aérea

img of IATA lançará inspeção uniforme de detritos de cabine aérea

A Federação Mundial de Viagens Aéreas (IATA) anuncia que está trabalhando em parceria com o Conselho de Sustentabilidade da Aviação (ASF) para implantar uma Avaliação Padronizada de Resíduos de Cabine (CWCA), por meio do Sistema de Avaliação de Resíduos de Cabine do ASF, com lançamento previsto para setembro de 2024.

As verificações que fazem parte da CWCA já passaram por duas etapas de avaliação, cobrindo 25 voos (de curto, médio e longo percurso) no Aeroporto Changi, em Singapura, em novembro de 2023 e abril de 2024. O ASF realizou essas verificações utilizando uma metodologia desenvolvida pela IATA.

Os dados iniciais sugerem que a indústria está produzindo mais de 3,6 milhões de toneladas métricas de lixo de cabine e catering a cada ano, com 65% consistindo em resíduos de comida e bebida. As refeições que são jogadas fora sem sequer serem consumidas constituem 18% de todos os resíduos.

As informações provenientes da auditoria direcionarão a indústria de aviação e os elaboradores de estratégias em suas iniciativas para diminuir a quantidade de descarte gerado e aprimorar a economia circular, ao apontar possibilidades para reuso e reciclagem.

Um estudo prévio da IATA apontou a ausência de um procedimento uniforme para a execução de auditorias de resíduos de cabine e, consequentemente, não existem informações padronizadas disponíveis para apoiar a tomada de decisões de legisladores, companhias aéreas e fornecedores de alimentos sobre problemas relacionados a resíduos.

Uma avaliação uniformizada auxiliará na solução dessas questões, viabilizando que a indústria evidencie avanços rumo à diminuição de resíduos e o aprimoramento da circularidade.

Marie Owens Thomsen, a principal vice-presidente de sustentabilidade e economista-chefe da IATA, declarou:

A administração e diminuição de desperdícios são elementos vitais para a sustentabilidade total na aviação. A aquisição de informações padronizadas e comparáveis sobre a formação e volume de resíduos provenientes dos voos auxiliará a indústria a minimizar os resíduos que produz.

Aprimorar as informações disponíveis também irá auxiliar aqueles que estabelecem as políticas a alinhar as normas. Isso, por consequência, pode impulsionar a capacidade do setor para classificar, reaproveitar e reciclar com segurança os resíduos que são inevitáveis.

Colaborar com o ASF no progresso deste programa de auditoria é um movimento importante para aprimorar a circularidade da indústria.

O criador do ASF, Matt Crane, afirmou:

O objetivo primordial do ASF é auxiliar a indústria da aviação a diminuir a quantidade de lixo produzido nas cabines e atingir taxas mais elevadas de reaproveitamento e recircularidade de resíduos. A colaboração com a IATA no estabelecimento de um critério de avaliação referente à composição do lixo derivado das cabines nesta indústria representa um progresso importante.

O controle eficiente dos detritos da cabine é um problema que pode ser solucionado mediante o uso de informações. Cabe ao segmento e seus supervisores se conglomerarem, compreenderem a questão e se ajustarem às respostas requeridas.

Informações provenientes da IATA.