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Iata prevê forte lucro para companhias aéreas em 2024, comparado a 2023

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Dubai, Emirados Árabes Unidos - No decorrer de seu Encontro Anual, a Associação Global de Transporte Aéreo (IATA) revelou expectativas de aumento da lucratividade para as empresas aéreas em 2024, em comparação com as projeções anteriormente feitas em junho e dezembro de 2023.

Contudo, para a indústria aérea mundial, permanece como um obstáculo a obtenção de um rendimento conjunto superior ao valor do capital. Aspectos notáveis da visão geral incluem (os montantes estão expressos em dólares dos Estados Unidos, US$):

A previsão é de que os ganhos líquidos cheguem a $30,5 bilhões em 2024 (com uma margem de lucro líquido de 3,1%). Isso representa um aumento em relação aos ganhos líquidos projetados para 2023, que são de $27,4 bilhões (com uma margem de lucro líquido de 3,0%).

A expectativa é que, em 2024, o rendimento do capital investido seja de 5,7%, o que representa uma queda de cerca de 3,4 pontos percentuais em relação ao custo médio de capital.

A previsão é que os ganhos operacionais atinjam $59,9 bilhões em 2024, um aumento em relação à projeção de $52,2 bilhões para 2023.

Espera-se que as receitas totais alcancem a marca de $996 bilhões, um aumento de 9,7%, em 2024 - estabelecendo um novo recorde.

A previsão para 2024 é que os gastos totais alcancem um patamar histórico de $936 bilhões, o que representa um aumento de 9,4%.

A quantidade total de voos aéreos está projetada para alcançar 4,96 bilhões em 2024, estabelecendo um novo recorde.

A previsão é que o peso total de carga por via aérea alcance os 62 milhões de toneladas em 2024.

Em um cenário repleto de dúvidas crescentes, as empresas de aviação mantêm o fortalecimento de sua lucratividade. A previsão de um lucro líquido total de $30.5 bilhões em 2024 representa um marco significativo, levando em conta os prejuízos acentuados recentemente sofridos em meio à pandemia. Com a expectativa de um público de cinco bilhões de usuários de transporte aéreo em 2024, a demanda humana para viajar de avião nunca se mostrou tão intensa, afirmou Willie Walsh, Diretor Executivo da IATA.

Ademais, o comércio mundial de $8,3 trilhões que chega aos consumidores via aérea depende largamente da economia global. Indiscutivelmente, a aviação desempenha um papel crucial para os propósitos e sucesso de indivíduos e economias. É vital reforçar a lucratividade das empresas aéreas e seus níveis de resiliência financeira. Os lucros habilitam a realização de investimentos em produtos para satisfazer as demandas dos nossos clientes, bem como nas estratégias de sustentabilidade necessárias para alcançarmos a meta de emissões líquidas de carbono zero até o ano de 2050, continuou ele.

A indústria da aviação está se direcionando para ganhos consistentes, no entanto, ainda existe uma vasta área a ser explorada. Uma recuperação de 5,7% do capital aportado está significativamente abaixo do custo do capital, que ultrapassa 9%. Adicionalmente, lucrar somente $6.14 por cliente mostra quão limitados são nossos lucros - quase insuficientes para comprar um café em várias regiões globais”, prosseguiu Walsh.

Para impulsionar a lucratividade, é crucial resolver as questões da cadeia de fornecimento para podermos efetivamente alocar nossas frotas para atender as necessidades demandadas. Um alívio das restrições regulatórias pesadas e sugestões de aumentos de impostos também seriam benéficos. Concentrar-se em iniciativas de políticas públicas que impulsionem a competitividade dos negócios representaria um avanço para a economia, os empregos e a conectividade. Isso também nos posicionaria de maneira robusta para intensificar os investimentos em sustentabilidade”, ele finalizou.