Comissaria

Postado em

- 2 min read

Iata prevê triplo crescimento em combustíveis aéreos sustentáveis para 2024

img of Iata prevê triplo crescimento em combustíveis aéreos sustentáveis para 2024

A International Air Transport Association (IATA) confirmou que suas estimativas de um aumento triplicado na produção de Sustainable Aviation Fuels (SAF) em 2024 para 1,9 bilhão de litros (1,5 milhão de toneladas) estão seguindo conforme planejado. Isso equivaleria a 0,53% da demanda de combustível para aviação em 2024. Para incentivar o uso de SAF, há várias estratégias políticas que as autoridades poderiam implementar.

”Aproximadamente 65% da redução necessária para as empresas aéreas atingirem o objetivo de zero emissões de carbono até 2050 será fornecida pelo SAF. Assim, o provável triplo crescimento da produção de SAF em 2024, comparado a 2023, é um sinal positivo. Temos uma grande jornada pela frente, porém, a trajetória de progressos significativos começa a se evidenciar”, afirmou Willie Walsh, CEO da IATA.

A expansão da fabricação de combustíveis sustentáveis é crucial para potencializar o SAF. Aproximadamente 140 iniciativas de combustíveis ecologicamente corretos com potencial para criar SAF foram declaradas para começar a produção até 2030. Caso todas essas iniciativas prossigam para a produção conforme divulgado, a capacidade total de produção de combustíveis sustentáveis poderá atingir 51 milhões de toneladas até 2030, com a habilidade de produção distribuída por quase todas as áreas.

A curiosidade em relação a SAF vem aumentando, à medida que seu potencial se revela. No entanto, as ações definitivas observadas até o momento estão aquém do necessário. Os governos estabeleceram metas bem definidas para que a aviação alcance uma diminuição de 5% nas emissões de CO2 com o uso de SAF até 2030 e chegue a zero nas emissões de carbono até 2050. Agora, eles precisam colocar em prática políticas que assegurem que as empresas aéreas tenham condições reais para adquirir SAF nas quantidades exigidas, conforme afirmou Willie Walsh.