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Iata revela avanço na monitorização global de bagagens

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A Associação Global de Aviação (IATA) informou avanços expressivos na execução do monitoramento de bagagens em nível mundial. A análise de avanço, voltada à Resolução 753 da IATA de monitoramento de bagagens, foi realizada com 155 transportadoras aéreas e 94 aeroportos, apresentando informações relevantes sobre a adoção da resolução, tecnologia de monitoramento e diferenças regionais.

De acordo com o estudo, 44% das empresas de voo já aplicaram completamente a resolução 753, enquanto outras 41% estão no processo de implantá-la. No entanto, existem diferenças regionais consideráveis na adoção integral das ações, variando de 88% na China e Norte da Ásia, 60% nas Américas e indo até 27% na África.

No que se refere aos aeroportos, três quartos dos examinados têm o preparo para rastrear bagagens de acordo com a Resolução 753. A capacitação dos aeroportos também difere com base em seu tamanho: três quartos dos mega aeroportos estão habilitados, 85% dos aeroportos primordiais, 82% dos aeroportos de grande porte e 61% dos aeroportos de porte médio.

Dentre as tecnologias de acompanhamento empregadas, o código de barras óptico é o mais prevalente, sendo utilizado por 73% dos aeroportos sondados. Entretanto, o RFID, que mostra maior eficácia, já está em uso em 27% das instalações aeroportuárias questionadas. Importante frisar que em aeroportos de grande escala, a aplicação de RFID é substancialmente mais ampla, pois 54% deles já incorporaram este sistema avançado de acompanhamento.

”De 2007 a 2022, houve uma queda de quase 60% na gestão inadequada de bagagens. Isso é um avanço positivo, no entanto, os passageiros anseiam por mais, e o setor está comprometido em implementar aperfeiçoamentos extras”, afirmou Monika Mejstrikova, responsável pelas Operações Terrestres na IATA.

Segundo informações da SITA, no ano de 2022, houve uma média global de 7,6 malas perdidas para cada mil viajantes. A maior parte dessas malas foi recuperada e entregue em até 48 horas.

A IATA também enfatizou que está à frente na mudança setorial para mensagens de bagagem contemporâneas, fundamentadas em padrões XML, visando substituir as mensagens de tipo B atuais, as quais são consideradas dispendiosas e ultrapassadas. A perspectiva é que o primeiro ensaio prático possa ser introduzido com a inovadora tecnologia de mensagens em 2024.

Com tais ações, a IATA reitera sua dedicação para aumentar a eficácia das operações e as normas do setor, com o objetivo de melhorar a vivência dos viajantes e a administração de bagagens globalmente.

Dados fornecidos pela IATA