Comissaria

Postado em

- 3 min read

Iberia bate recorde 2024 com mais voos Brasil-Europa, expandindo capacidade

img of Iberia bate recorde 2024 com mais voos Brasil-Europa, expandindo capacidade

A Iberia, companhia aérea da Espanha, anuncia que alcançará um marco histórico em 2024, ao ultrapassar a cifra de 5,3 milhões de vagas para passageiros em voos da Europa para a América Latina, estabelecendo um novo recorde no ano atual.

O recorde passado da Iberia na América Latina foi estabelecido em 2023, com cerca de 4,6 milhões de lugares disponibilizados para ligações intercontinentais. Portanto, a capacidade total deste ano denota um aumento de 16,4% em comparação ao período anual anterior, e um incremento superior a 20% se comparado aos dados obtidos antes da crise de saúde mundial, em 2019.

Adicionalmente, está ocorrendo um crescimento considerável no número de voos. A Iberia vai operar mais de 320 voos semanais em 2024, uma quantidade bem maior que os 280 contabilizados no verão do ano anterior, ou aos 300 que estabeleceram uma ‘ligação’ entre as duas margens do Atlântico durante o pico da temporada de Natal passada.

O crescimento na atividade geral entre a Europa e a América Latina é um resultado dos incrementos que a Iberia agendou nas viagens para várias nações.

O trajeto da Argentina para a Espanha concluirá 2024 com três conexões aéreas por dia, indicando um aumento de 50% em comparação ao período de inverno anterior. No passado, durante a estação de verão, a regularidade semanal de voos já havia sido ampliada de 14 para 17, então atualmente já há três dias na semana programados com três voos.

O aumento para 14 voos semanais na rota para São Paulo na próxima estação de inverno contribui para o Brasil ser um dos países com maior crescimento. Houve uma progressão gradativa na frequência, de 7 para 10 voos semanais em abril, e para 11 a partir de junho, que se estenderão até setembro. Enquanto isso, a cidade do Rio de Janeiro disponibiliza seis voos semanais desde junho.

Na Colômbia, seguindo o crescimento para três saídas diárias observado na estação invernal passada, o trajeto de Bogotá para Madri contará com 21 decolagens semanais durante todo o ano. Essa é a mesma amplitude que o mercado mexicano detém;

Neste ano, o Peru também alcançará uma capacidade histórica, ao solidificar a regularidade de 13 voos por semana, o que equivale a dois voos todos os dias, com exceção de um dia da semana.

Durante o intervalo de junho a setembro, o Chile apresenta um aumento em suas frequências aéreas, proporcionando um voo extra e alcançando 11 voos semanais, mas mantendo 10 voos semanais para o restante do ano. De forma semelhante, o Equador oferecerá a mesma quantidade, com a rota Quito-Madri facilitando um voo diário (7 semanais) durante todo o ano de 2024 e Guayaquil fornecendo três voos semanais.

Neste ano, o Uruguai também alcançará um marco histórico ao dispor de um voo todos os dias durante 2024, ao passo que a Venezuela solidificará sua expansão com a possibilidade de até cinco voos semanais.

No Caribe, o início do ano foi marcado pela República Dominicana com 9 saídas semanais em janeiro e 10 em fevereiro. Haverá um novo incremento, na medida em que a frequência passará a ser de 8 voos em novembro e 10 em dezembro, aumentando progressivamente durante a temporada de frio europeia.

O número de voos para Porto Rico aumentou consideravelmente, com sete voos por semana durante a maior parte do ano, em comparação com apenas quatro a cinco no ano anterior. Por outro lado, Cuba terá um itinerário de três voos semanais.

No centro do continente americano, os trajetos que ligam Madri à Costa Rica, Guatemala e El Salvador continuam com voos diários, já o Panamá contará com quatro frequências semanais.

Detalhes provenientes da Iberia.