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Iberia é a nova cliente global para o Airbus A321 XLR
A Iberia assumiu oficialmente a posição de nova cliente de estreia global para o avião Airbus A321 XLR, tomando o lugar da Aer Lingus devido a um persistente conflito salarial com os pilotos desta última.
Na apresentação formal do Airbus A321 XLR, em junho de 2019, o avião foi introduzido como o monomotor com o alcance mais longo do mundo. Com avanços progressivos de distância sobre o A321neo e o A321LR, a previsão é que o primeiro Airbus A321 XLR seja recebido no terceiro quadrimestre de 2024.
O primeiro comprador do avião seria o International Airlines Group (IAG), um conglomerado que inclui empresas como British Airways, Iberia, Aer Lingus, entre outras. A corporação havia feito um pedido de 14 jatos, com oito designados para a Iberia e seis para a Aer Lingus.
O arranjo original previa que a Aer Lingus fosse a primeira a estrear o uso, porém agora esse papel será desempenhado pela Iberia. A previsão é que o novo modelo de avião entre em funcionamento antes do término de 2024, contanto que tudo aconteça conforme o estimado.
A Iberia confirmou que as primeiras conexões para a aeronave A321 XLR serão de Madri a Boston e Washington. Informações adicionais sobre o início das operações e detalhes internos desses aviões ainda não foram revelados.
Apesar de o A321 XLR ser promovido como um avião que inaugura novas oportunidades de mercado, para a Iberia, este avião significará simplesmente uma diminuição dos modelos atuais de aviões que já estão em funcionamento nestes trajetos.
Historicamente, a Aer Lingus tinha a intenção de ser pioneira em operar o Airbus A321 XLR. Contudo, um desacordo sobre salários com seus aviadores barrou que tal consenso fosse atingido. Os pilotos da Aer Lingus demandavam reajustes de vencimentos superiores a 20%, enquanto a gerência propunha uma elevação limitada a no máximo 8,5%.
Se um compromisso não for atingido até 29 de abril de 2024, a gestão indicou que pode postergar a entrega do Airbus A321 XLR à Aer Lingus. Assim, o grupo IAG prosseguiu com o seu plano de imposição nas conversações, redirecionando a primeira entrega do A321 XLR para a Iberia.
Destaca-se a relevância de mencionar que, apesar da primeira aeronave A321 XLR estar agora programada para a Iberia, ainda há chances de a Aer Lingus ser a destinatária da segunda ou terceira aeronave deste modelo.
É importante notar que a Aer Lingus já tem oito aeronaves Airbus A321 LR – a opção de menos alcance – em seu inventário. Logo, um dos principais atrativos da versão A321 XLR para a companhia seria um aumento total no seu conjunto de aeronaves, em vez de, necessariamente, explorar novos mercados. A Iberia, por outro lado, ainda não dispõe de um avião semelhante ao novo A321 XLR.