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Iberia será a primeira aérea a adquirir o A321XLR, confirma oficialmente

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No domingo (19), a Iberia oficializou sua posição como a primeira companhia aérea global a incorporar em sua frota o A321XLR, o modelo mais recente da Airbus. Existe a expectativa de que este avião revolucione o setor em variados mercados de trajetos de longa distância.

A companhia anuncia que irá receber o A321XLR inicial após o término do verão, com outros sete aviões chegando nos meses subsequentes. Essa aeronave, dotada de tanques suplementares, consegue efetuar voos de até 4.700 milhas náuticas (8.700 quilômetros). Para otimizar essa ampliada capacidade de combustível, aumentaram o peso máximo de decolagem do A321XLR para 101 toneladas, superior às 97 toneladas do seu predecessor, o A321LR. Ademais, o sistema de aterrissagem foi robustecido.

”Esta aeronave vai incrementar a frota intercontinental da Iberia, fazendo-o de maneira mais ecológica e inovadora ao proporcionar a capacidade de executar as rotas transatlânticas da empresa aérea também com um avião de fuselagem fina, isto é, de corredor singular”, declara a Iberia no anúncio, ressaltando que a América será particularmente enfocada.

Os primeiros destinos de longa distância que a Iberia irá estabelecer seu A321XLR serão Washington e Boston. A firma explica que, tal como sucede ao incorporar um novo tipo de aeronave à sua frota, inicialmente realizará percursos de médio alcance para que as equipes se aclimatem, relatou o Aviacionline.

O A321XLR da Iberia contará com 14 leitos completos com monitores pessoais de 18 polegadas na cabine de negócios, proporcionando a mesma vivência de luxo característica de aviões com estrutura larga. No que diz respeito ao conforto na classe econômica, haverá 168 assentos do tipo Recaro modelo CL3810, que garantem uma flexibilidade de quatro polegadas.

Cada compartimento será equipado com portas de carregamento USB de Tipo A e C melhoradas, e as superfícies dos assentos foram desenvolvidas para permitir aos viajantes a acomodação cômoda de seus aparelhos eletrônicos, possibilitando o acesso ao entretenimento oferecido a bordo através da conexão Wi-Fi.

Durante o Fórum de Crescimento Internacional que aconteceu em Madrid há dez dias, o CEO da Iberia, Marco Sansavini, salientou os benefícios de alcançar localidades no Canadá, como Montreal e Toronto, locais que atualmente a Iberia não atende.

Também houve conjecturas sobre a implementação de rotas aéreas diretas para o Nordeste brasileiro, incluindo cidades como Fortaleza, Recife ou Salvador, locais já atendidos pelo A321LR da TAP Air Portugal, uma versão cuja autonomia é 1.300 quilômetros menor que a do XLR.

Aproximadamente 600 solicitações do A321XLR já foram feitas à Airbus por empresas aéreas, incluindo United, American Airlines, JetSMART, SKY, Iberia e LATAM, entre outras. A IAG, controladora da Iberia, encomendou 16 unidades do A321XLR, que serão divididas entre a empresa aérea espanhola e a Aer Lingus.