Comissaria

Postado em

- 3 min read

Inaugurado heliporto no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara em Maricá-RJ

img of Inaugurado heliporto no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara em Maricá-RJ

Em um trabalho onde cada minuto pode ser crítico para a sobrevivência de um indivíduo, o Hospital Municipal Dr Ernesto Che Guevara impulsiona seus serviços com a inauguração de sua heliponto, gerenciado pelo Aeroporto de Maricá, localizado na costa do Rio de Janeiro.

A Empresa de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) esclarece que a construção vai acelerar os serviços de urgência médica, beneficiar a doação de órgãos e representa uma grande vantagem para o setor offshore, que já emprega o aeroporto local para parte de suas atividades. Devido à operação offshore, o Terminal de Passageiros do aeroporto foi expandido e também foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 5 de julho.

A edificação do heliporto é um projeto conjunto da Codemar, responsável pela administração do aeroporto, com o Serviço de Obras de Maricá (Somar) e a Secretaria de Saúde do município. Sua posição, que comporta 1.000 m² e está localizada numa área alta do terreno ao redor do hospital, proporciona uma vantagem significativa para a operação segura e para a minimização dos ruídos para os pacientes e equipe de saúde.

Algumas pessoas podem sugerir que um heliporto é irrelevante para nossas vidas cotidianas, mas ontem (quinta-feira), mesmo não estando em pleno funcionamento, pudemos perceber sua importância para agilizar o socorro, contribuindo para a preservação de vidas humanas. Cada vida que conseguimos salvar graças a alguns minutos ganhos é nossa responsabilidade atender, afirmou o prefeito Fabiano Horta, ao relembrar o auxílio aéreo fornecido a um acidentado de um choque em Jaconé, quinta-feira, que foi transportado para o Che Guevara.

Horta também afirmou que os transplantes se tornarão mais fáceis com a instalação do heliponto: “Nós possuímos aqui um grupo de doação de órgãos originários do hospital e que doravante não serão mais transportados por van. Serão enviados a partir do Hospital municipal Dr Ernesto Che Guevara diretamente ao local onde a vida será preservada”.

A responsável pela secretaria de saúde local, Juliana Nogueira, afirmou: “Não se trata de uma cerimônia simbólica, mas da materialização do que o SUS é capaz, assim como a nossa capacidade de preservar vidas. O auxílio aeromédico pode ser crucial para a sobrevivência do paciente. Na última quinta-feira, atendemos a um individuo que ficou preso por horas nas cortinas de ferro após um caminhão betoneira colidir com um poste e teve que ser transportado de helicóptero. Ele foi assistido aqui mesmo na nossa unidade e sua vida foi salva”.

Distinção em áreas marítimas distantes da costa.

O heliporto recém-inaugurado também favorece a economia dos setores de óleo e gás, que estão expandindo sua base em Maricá. Devido à demanda crescente, o terminal de passageiros do aeroporto foi ampliado e agora tem espaço para acomodar 350 passageiros sentados. O heliporto atualizado tem capacidade para acolher aeronaves do tamanho do modelo S-92, o maior em uso no Brasil e frequentemente empregado por empresas offshore.

O objetivo principal da Codemar é equipar a cidade com dispositivos que aprimorem a qualidade de vida dos indivíduos. Este heliporto beneficia o setor de saúde, além de proporcionar uma vantagem distinta para a indústria de petróleo e gás, que pode depender de Maricá em situações de emergências de saúde”, esclareceu Hamilton Lacerda, que preside a Codemar.

Dados fornecidos pela Codemar.