Comissaria

Postado em

- 2 min read

Incidente raro: aeronave pousa perto de outra decolando na mesma pista

img of Incidente raro: aeronave pousa perto de outra decolando na mesma pista

Hoje na Índia, houve um ocorrido de aterrissagem e descolagem simultâneas na mesma pista, envolvendo dois aviões Airbus A320neo pertencentes a empresas aéreas rivais. O que realmente se passou, contudo, ainda precisa ser totalmente elucidado.

O incidente ocorreu com um A320neo da companhia aérea de baixo custo indiana, IndiGo, que estava aterrisando no Aeroporto Chhatrapati Shivaji Maharaj, em Mumbai, vindo de Indore, aproximando-se do chão na pista 27 logo após a decolagem de outro A320neo, da Air India, em direção a Trivandrum.

As duas aeronaves estavam excessivamente próximas e, se uma delas interrompesse o pouso ou a partida, poderia entrar em uma trajetória de colisão, podendo culminar em um desastre finalmente.

De acordo com informações do serviço FlightRadar24, houve um instante em que as aeronaves registradas como VT-ISV e VT-RTS estavam meramente 520 metros separadas uma da outra.

As normas de segurança da FAA, a entidade responsável pela aviação civil nos Estados Unidos, estipulam que um avião só está autorizado a atravessar o início da pista durante o pouso quando outra aeronave já tiver passado o início oposto na mesma via, ou se já estiver em voo, mantendo uma distância mínima de 3.000 pés (900m). Essa distância é verificada através de marcações na pista, se houver.

Levando em conta as normas de distanciamento, é evidente que os dois aviões ficaram excessivamente próximos, em um espaçamento bem inferior ao que é estipulado pelas leis vigentes na maior parte das nações atualmente.

Ainda não se sabe por que o piloto aterrissou quando um outro avião estava decolando na mesma pista, nem se essa ação poderia estar em desacordo com as normas da Índia. Esta é uma notícia em constante atualização.