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Índia avalia extinguir taxa de 2,5% para importação de jatos executivos

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A administração indiana está estudando um plano para abolir a tarifa de importação de 2,5% em jatos corporativos, possivelmente equilibrando as condições, neste aspecto, para operadoras não convencionais, uma vez que tal tarifa não se aplica a aeronaves comerciais, conforme relatam os meios de comunicação globais.

O Basic Custom Duty (BCD), estabelecido em 2007, atingiu o término de sua duração estimada, conforme reportado pelo periódico Hindustan Times. O objetivo do Ministério do Transporte Aéreo é padronizar o manejo entre aviões particulares e comerciais.

No mês de dezembro, uma proposta formal foi feita ao Departamento Financeiro para suprimir as taxas de importação de aviões a jato particulares e comerciais. Entretanto, é provável que uma resolução apenas ocorra após a instalação de um novo governo. O pleito geral na Índia em 2024 ocorrerá num período de seis semanas, iniciando no dia 19 de abril e terminando no dia 1 de junho.

As importações realizadas por controladores de transações comerciais não regulares também estão submetidas a uma tarifa de 10% de encargo social adicional no BCD, além de um Imposto Integrado sobre Produtos e Serviços (IGST) de 5%. As importações de aviões para uso individual ou privado são sujeitas a taxas ainda maiores, compreendendo 3% de BCD, 10% de SWS no BCD e 28% de IGST.

O regime fiscal desbalanceado é frequentemente identificado como a causa do numero estacionário de operadores irregulares no país, ficando na faixa de 100 a 120 nas últimas décadas e meia. Informações fornecidas pela Autoridade Central de Aviação Civil (DGCA) indicam que somente 381 aeronaves, incluindo jatos e helicópteros, foram registrados sob 112 operadoras não programadas na Índia até o final de 2023.

Um alto dirigente da Club One Air informou ao portal de notícias Moneycontrol que a eliminação da taxa de importação poderia significativamente incentivar o setor, considerando que a procura por aeronaves particulares na Índia está em crescimento.

No entanto, ainda existem obstáculos para a expansão do setor industrial na Índia, tais como regras de importação confusas, infraestrutura aeroportuária insuficiente, custos elevados de combustível, escassez de instalações para a manutenção de aeronaves, além de uma ausência de pilotos e equipe adequadamente treinados.

A indústria aérea indiana em geral anseia que o governo diminua as tarifas aduaneiras sobre as importações, torne mais simples o procedimento de importação e trate dos custos elevados do combustível. Contudo, há otimismo de que a eliminação da tributação sobre a importação não somente vai estimular compras corporativas de aviões comerciais, como também vai ajudar a intensificar a conexão dentro da nação.