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Indignação de clientes da Azul com alteração de Airbus em voos globais

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O denominado rebaixamento de serviço, mesmo quando é o mesmo tipo de aeronave, tem provocado indignação em diversos clientes da Azul.

Ocorrem dificuldades nas viagens aéreas realizadas pela empresa entre Viracopos, em Campinas, e Orlando, serviços efetuados pelos Airbus 330-200ceo e A330-900neo. Entretanto, este último tipo acaba de ganhar um reforço em atividade e aguarda a chegada de um novo componente para se integrar ao conjunto de aeronaves da corporação ainda essa semana.

Os aviões pertenciam anteriormente à companhia aérea de baixo custo malaia AirAsia X, que adicionou 79 assentos além da capacidade dos A330-900 da Azul, eliminando as poltronas reclináveis e a entrada direta para o corredor na classe empresarial, assim como a falta de entretenimento durante o vôo.

No entanto, muitos viajantes já haviam adquirido seus bilhetes quando a Azul incluiu esses aviões em sua frota e os incorporou em sua agenda de voos, o que resultou em uma considerável insatisfação entre seus clientes.

No site de defesa do consumidor mais popular do Brasil, o ReclameAqui (RA), constam pelo menos 15 queixas relativas às alterações. Grande parte dessas reclamações vem de viajantes que tinham adquirido passagens na classe Executiva ou na Economy Xtra (Econômica Premium com espaço adicional para as pernas) buscando maior conforto e foram alocados na classe Econômica regular do antigo avião da AirAsia, que possui uma configuração 3-3-3 ao invés da tradicional 2-4-2 do A330, que possui um assento a menos por linha.

Desembolsamos R$5.770 para cada adulto, além de uma taxa adicional de R$60 por pessoa para reservar os assentos com antecedência. Optamos por este preço, já que satisfazia todas as nossas necessidades, e nosso grupo é composto por cinco adultos e uma criança de um ano e sete meses. O valor que desembolsamos ultrapassou significativamente o das outras companhias aéreas, que naquele período apresentavam preços variando entre R$2.800 e R$4.500”, declarou um dos viajantes, cujo pedido ainda não foi atendido.

Outro viajante, com 1.90m de estatura, expressa seu descontentamento com a substituição não comunicada: “Preciso ir direto para um compromisso profissional assim que chegar a Orlando, em vez de um voo relaxante, terei que enfrentar uma exaustiva jornada de 10 horas, incapaz de assistir a um filme ou divertir minha filha de 5 anos. Essa não era minha expectativa quando optei por viajar pela Azul”.

Outras histórias indicam que a empresa de aviação não só está deixando de notificar, mas também não tem disponibilizado reparações monetárias, com funcionários de atendimento por telefone apenas comunicando que houve uma alteração de avião. Por outro lado, alguns consumidores relataram que obtiveram cupons de compensação em forma de créditos na Azul ou pontos de fidelidade.

Com o aumento de milhas percorridas, surge também uma nova questão: O A330, de origem asiática, comporta somente 12 assentos na classe executiva, que, mesmo não reclinando ou oferecendo acesso direto ao corredor, supera em conforto a classe econômica. Em contraste, os modelos A330neo da Azul originalmente possuem 34 assentos-cama, o que representa uma diminuição de 64% na disponibilidade deste tipo de assento.

Portanto, os viajantes pertencentes às classes superiores do programa de fidelidade Azul, com privilégios para um ou mais upgrades para a classe executiva anualmente, encontram-se incapazes de resgatar suas vantagens, mesmo para voos programados para março de 2025, como mencionado em algumas narrativas no RA.

Um dos nossos seguidores, que também é um consumidor da Azul, apresentou a proposta para esta matéria depois que a viagem da sua família foi alterada: “Eu procurei diretamente o Conselho de Administração da Azul e chegou a me ligar uma representante deste Conselho, com bastante simpatia, pouco menos de 3 horas após minha reclamação, para “escutar” a minha insatisfação e afirmar que a informaria ao Conselho, mas não resultou em nada. Creio que a plataforma de vocês teria um impacto muito maior com uma matéria mais enfática”.

Os colaboradores da empresa igualmente têm informado ao AEROIN que o descontentamento dos viajantes é evidente e que eles estão perdendo a “capacidade de barganha” durante o serviço, com clientes mostrando-se mais refratários a qualquer acordo ou sugestão. A alteração também tem se propagado pelas plataformas digitais, permeada de reprovações.

Iniciamos uma conversa com a empresa de aviação para adquirir mais conhecimento sobre o tópico e entender se há previsão confirmada de reestruturação dos aviões, bem como reembolso para os clientes que adquiriram suas passagens com antecedência. Assim que recebermos um retorno deles, faremos uma atualização nesta matéria.