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Infraero assume controle dos aeroportos em Canela e Torres, RS

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Na última sexta-feira (12), o chefe do executivo estadual, Eduardo Leite, firmou o documento que delega à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a concessão para operar os aeroportos localizados nas cidades de Canela e Torres, terminais anteriormente sob gerência estadual.

A transferência ocorreu devido ao comprometimento da empresa do governo federal em aumentar os voos nesses dois aeroportos, após o controle voltar para a União. Uma reunião envolvendo os secretários estaduais da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, Logística e Transportes, Juvir Costella, Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini e o substituto do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez, além do presidente da Infraero, Rogerio Barzellay, realizada na sexta-feira no Palácio Piratini, acertou os últimos pormenores técnicos.

”Estamos empenhados em permitir mais viagens aéreas para o Rio Grande do Sul”, afirmou o governador. “Eu sublinho o que tenho insistido desde o início da inundação que devastou nossa região. Enquanto o aeroporto Salgado Filho não retoma suas operações, vamos empregar todos os recursos para aprimorar os serviços aéreos nos terminais do interior”.

De acordo com a Infraero, em comunicado enviado ao Estado, após retomar a administração da empresa federal, em 15 dias os aeroportos estarão habilitados para operar voos regulares, transportando até nove passageiros (Grand Caravan) por trajeto em Canela e até 72 passageiros (ATR-72) em Torres. O documento da Infraero também projeta que, dentro de 45 dias, voos carregando até 165 passageiros (Airbus e Boeing) no aeroporto do Litoral Norte e 72 passageiros no terminal da Serra gaúcha serão tornados possíveis.

Aplicação de recursos financeiros com expectativas de retorno futuro.

O executivo do Rio Grande do Sul indica o requisito de aplicação de R$ 8,69 milhões para aprimoramento dos aeroportos de Canela e Torres, a fim de auxiliar no aperfeiçoamento da rede aérea do Estado para futuras adversidades climáticas.

O Governo do estado também propôs que, ao recuperar a concessão federal, se avalie a chance de inserir os terminais na política de concessões aeroportuárias. Este plano tem garantido a continuidade dos investimentos necessários nos terminais que já adotaram este sistema de administração, mantendo-os em estado adequado.

Via Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (SECOM/RS).

Observação do Redator: Um período determinado de 45 dias, que se estende até o dia 16 de agosto de 2024, para qualificar um aeroporto similar ao de Canela para acolher voos do tipo ATR 72, levando em conta a atual pista de 1.260 metros de extensão e 18 metros de largura, sem qualquer método de aterrissagem por instrumentação, numa área montanhosa, é extremamente esperançoso, senão miraculoso. Isto porque, considerando a capacidade atual, é inseguro operar aeronaves ATR no local, e em menos de 60 dias é inviável iniciar e finalizar qualquer projeto de infraestrutura pública no país, especialmente um que necessitaria de autorizações ambientais, planejamento, análises e até mesmo desapropriações.