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Inicia avaliação de peças do motor Symphony para o supersônico Overture

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A Boom Supersonic, uma produtora estadunidense que está trabalhando no desenvolvimento do novo avião supersônico para passageiros chamado Overture, anunciou recentemente que já concluiu as primeiras provas centradas na aerodinâmica do combustor do motor Symphony.

A Boom disponibilizou mais informações a respeito do estágio de desenvolvimento do motor, oferecendo ao Vice-Presidente Sênior do projeto Symphony, Scott Powell, a oportunidade de discutir o assunto. Veja abaixo as informações fornecidas pelo executivo.

Desde a declaração inicial em dezembro de 2022, indicando que a Boom estaria à frente da evolução do Symphony, avançamos bastante. O Symphony é um motor turbofan especialmente desenvolvido para facilitar voos supersônicos fiáveis e de baixo custo no Overture, a aeronave supersônica da Boom.

No mês de junho do ano de 2023, a Boom desvendou a estrutura do propulsor Symphony na Exposição Aérea de Paris. Posteriormente, em outubro, o grupo encarregado do Symphony finalizou de forma satisfatória a Avaliação do Projeto Conceitual (CoDR), um significativo ponto de referência na área da engenharia que impulsionou o ínicio da fabricação e experimentação do equipamento Symphony.

Estou entusiasmado em informar que começamos as avaliações práticas de peças do Symphony, o que nos possibilitará aprimorar ainda mais os nossos projetos de cálculos e manter o nosso rápido avanço rumo à fabricação do motor.

Em soma, executaremos mais de 30 provas dos elementos do Symphony em parceria com nosso aliado de projeto de motores, a Florida Turbine Technologies (FTT), um setor empresarial da Kratos.

Posteriormente, iremos nos concentrar nos exames que já estão em progresso.

O exame inicial do componente se concentra no estudo da diminuição da pressão ao longo do segmento do combustor do Symphony em diversas taxas de fluxo de ar e pressão. Esse exame ainda avalia a segmentação do fluxo de ar entre o combustor e os sistemas secundários de ar. Atualmente, esse exame está sendo realizado nas instalações de projeto e teste da FTT em Jupiter, Flórida.

As lições aprendidas com essas pesquisas nos habilitam a ajustar nossos recursos tecnológicos e promover aprimoramentos no layout que assegurem um fluxo de ar e pressão estáveis em toda a unidade de combustão. No fim das contas, esse é um dos múltiplos métodos que usaremos para maximizar a eficiência do motor e proporcionar viagens supersônicas acessíveis a milhões de viajantes ao redor do globo.

O aparelho de teste do combustor foi desenvolvido em um intervalo de 8 semanas utilizando a inovação mais atual em impressão 3D por meio de estereolitografia (SLA). O método SLA estrutura cuidadosamente uma resina sensível à luz, estrato por estrato, a qual é endurecida por luzes ultravioleta depois de cada etapa.

Este método de produção aditiva gerou uma parte em escala real de 1/8 do módulo do combustor do Symphony - incorporando o difusor do compressor físico, a câmara de combustão, os injetores de combustível e o tráfego do sistema de ar secundário. A instalação de teste integral tem cerca de 4 pés (1,22 metro) de comprimento e 2 pés de altura, composta por quase 80 acessos de pressão estática e total.

A avaliação inicial do combustor representa o primeiro estágio de um teste de pressão em descida bidimensional, que se estende por seis semanas. A seguir, passaremos para mais experimentos no combustor, que medem a dispersão do spray proveniente dos bicos e o tamanho da gotícula, perfis de temperatura de saída e informações sobre as emissões - tanto ao nível do mar quanto em uma altitude imitada de cruzeiro para o Overture, a 60.000 pés.

Além da verificação do combustor, cada elemento principal do Symphony será avaliado e aperfeiçoado de forma individual. Essas conquistas por sua vez, abrem a trilha para a Boom começar os experimentos integrados do sistema de propulsão.

Os exames separam partes do motor para analisar suas propriedades de performance sob uma gama de situações de voo simuladas e ajustes de força do motor. Uma sequência de testes com componentes em tamanho real ou parcial são aplicados para confirmar atributos de projeto e validar instrumentos computadorizados.

Avaliações são aplicadas para medir a eficiência de diversas partes do motor, englobando o maçarico, entrada e saída de acústica, funcionamento do ventilador frontal, aerodinâmica e aeromecânica do compressor, sistema de amortecimento de rolamento e produção de calor, sistemas de bombeamento de combustível e lubrificação, entre outros.

Infelizmente, estou obrigado a ser discreto em relação a outros avanços do Symphony até o início da Feira Internacional de Aviação de Farnborough, que será nas próximas semanas. Posso revelar, no entanto, que traremos novidades sobre os métodos criativos que estamos empregando para acelerar os experimentos com o Symphony, possibilitando uma rápida adaptação e a identificação e diminuição de possíveis riscos numa fase mais inicial do desenvolvimento.

Notícias animadoras relacionadas à fabricação do Symphony também estão prontas para serem desvendadas. É provável que eu esteja compartilhando mais do que deveria antes do evento aéreo, portanto, mantenha-se alerta para mais informações sobre o Symphony e nosso progresso consistente rumo à produção.

Para acessar todas as atualizações referentes ao Symphony, clique neste link.