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Inicia construção do principal hangar asiático da China Eastern para aeronaves

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A China Eastern Airlines começou a construir o que se tornará o maior hangar de manutenção de aeronaves da Ásia (MRO, em inglês), que deve ser concluído no primeiro semestre de 2026. Situado no aeroporto de Shanghai-Pudong, o hub de manutenção de aviação internacional da China Eastern é um componente de um projeto mais amplo denominado “cinco centros”, que tem como objetivo estabelecer a cidade como um centro de inovação em economia, finanças, comércio, marítimo e ciência e tecnologia.

O projeto abrangerá um espaço total de 110.000 m², incluindo a construção de três hangares e edifícios de suporte. O mais extenso, denominado Hangar 1, se estenderá por 316 metros, terá uma profundidade de 146 metros e poderá acomodar nove aviões de grande tamanho. Com esse arranjo, espera-se que o local produza, a cada ano, 1,8 milhão de horas de trabalho nos serviços de MRO.

Aproximadamente 1,6 bilhão de yuans (equivalente a cerca de 221 milhões de dólares) estão sendo investidos no programa. Ainda é incerto quais outras empresas aéreas irão se envolver nos serviços de manutenção operados pela China Eastern, uma das líderes de mercado na China com uma frota de 535 aviões das marcas Airbus, Boeing e Comac, conforme aponta o Banco de Dados do Aviation Week Network Fleet Discovery.

No ano de 2022, ocorreu uma assinatura de um acordo de cooperação estratégica entre a China Eastern e a zona franca Lingang, tendo como objetivo impulsionar a indústria aeronáutica. Este acordo não apenas abrangerá os serviços de Manutenção, Reparo e Operações (MRO), mas também incorporará o esquema da Área de Logística de Aviação Asia-Pacífico; O Plano de Serviços Financeiros Aeroespaciais; O esquema de Comércio e Disseminação de Suprimentos Aeronáuticos da Asia-Pacífico; O Programa de Serviços de Sistemas de Equipamento Terrestre; bem como o plano de Joint Venture para Motores Aeronáuticos.