Comissaria

Postado em

- 2 min read

Instrução no Brasil para oficiais bolivianos sobre gestão de espaço aéreo

img of Instrução no Brasil para oficiais bolivianos sobre gestão de espaço aéreo

Na passada quarta-feira (26), Profissionais Aviadores da Força Aérea da Bolívia compareceram a uma sessão de aprendizado sobre “Gestão do Espaço Aéreo”, conduzida pelo Consultor Operacional da Missão Técnica Aeronáutica do Brasil na Bolívia (MTAB-Bolívia), Capitão Especializado em Regulação de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis.

Ao todo, 24 estudantes do curso de Operação de Grandes Unidades e Liderança de Missões estiveram envolvidos na consultoria, que ocorreu nas instalações do Comando de Defesa e Segurança do Espaço Aéreo (COSCEA). O chefe do Estado Maior do COSDEA, General Juan Jesús Ballester Aguirre, acredita que a experiência e o saber do time MTAB-Bolívia trazem valor ao propósito do curso.

”O objetivo é habilitar os oficiais jovens para exercerem suas respectivas funções táticas alinhadas à sua posição na estratégia de uso de grandes forças e de liderança e operação. Desta forma, eles estarão preparados para participar de missões futuras que incluam recursos em operações conjuntas com outras Forças Aéreas”, detalhou o Comandante-Geral.

Durante todo o dia, o Comandante David abordou as questões relacionadas à doutrina dos Estados Unidos, fazendo uma comparação com a que é posta em prática pela Força Aérea Brasileira. Foram discutidos tópicos como a integração da Gerência do Espaço Aéreo dentro do mecanismo de Administração do Tráfego Aéreo, os propósitos do controle do espaço aéreo, as tarefas e responsabilidades das principais autoridades em relação às operações combinadas, os documentos que precisam ser elaborados, as ações de controle do espaço aéreo e os componentes de coordenação.

A familiaridade do Brasil com as ações do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) foi ponderada durante o treinamento, particularmente no que concerne à criação do Plano de Coordenação do Espaço Aéreo. “Registramos as práticas mais eficazes e levamos em conta as lições adquiridas nessa ampla atividade multinacional que temos executado no Brasil desde 2002, aplanando a CRUZEX de forma mais extensa e efetiva a cada nova edição. Neste ano, pela nona ocasião, a Força Aérea acolherá militares de várias nacionalidades para o mais amplo exercício colaborativo do país”, declarou o Assessor Operacional MTAB-Bolívia.

Detalhes providenciados pelo DECEA.