Comissaria

Postado em

- 3 min read

Instrutor da FAB interceptado em voo de treino recebe notícia aguardada

img of Instrutor da FAB interceptado em voo de treino recebe notícia aguardada

Na tarde da passada quarta-feira, dia 5 de junho, aproximadamente às 16h, na base da Força Aérea (AFA) situada em Pirassununga (SP), local do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) - também denominado de Esquadrilha da Fumaça, o piloto Tenente João Paulo Muguet Cunha, de 29 anos, tinha partido para efetuar mais uma sessão de treino de voo, com um Cadete a bordo do avião T-27M Tucano, quando se deparou com a intervenção de dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

No flanco, encontrava-se o Comandante Neves e no oposto, o Comandante Bezerra, que iniciaram uma interação com o avião do Tenente João Paulo através do canal de comunicação, alertando-o que, a partir de então, ele se integrava à equipe.

”Em representação da Esquadrilha da Fumaça, tenho o prazer de declarar que, a partir deste momento, você tem um novo propósito que consiste em representar a Força Aérea Brasileira tanto internamente quanto internacionalmente, além de inspirar o interesse pela aviação em muitos. A partir deste instante, você se torna o mais recente piloto da Esquadrilha da Fumaça. Seja calorosamente acolhido à equipe”, comunicou o Capitão Bezerra através da radiofrequência.

Nascido em Nova Iguaçu (RJ), concluiu sua formação como Aspirante a Oficial em dezembro de 2017, na AFA. Posteriormente, em Natal (RN), aprofundou seus conhecimentos na aviação de combate no Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV – Esquadrão Joker). Após essa fase, retornou à Academia desempenhando o papel de instrutor de voo no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) e, voluntariamente, decidiu fazer parte do EDA.

”No instante em que me interceptaram enquanto voava e se comunicaram comigo por meio do rádio, o vasto céu pareceu encolher. Foi um turbilhão de sentimentos. Meu único sentimento é de gratidão!”, declara o piloto.

Simultaneamente à intercorrência na Academia, o Tenente Marcílio Brito Fonseca, responsável por dar instruções de vôo em Natal (RN), no Esquadrão Joker, era contactado pelo Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, líder do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), sobre seu novo progresso profissional que começaria na Esquadrilha da Fumaça.

”Ocorreu um evento particularmente marcante em minha existência. Fui informado com alegria de que serei integrante da Esquadrilha da Fumaça, concretizando um anseio da infância. Estou muito contente, minha única vontade é expressar gratidão a Deus, aos meus parentes e a todos que depositaram fé em meu desempenho”, declara o Tenente Aviador Marcílio.

Originário de Natal (RN), obteve a classificação de Aspirante em dezembro de 2016 através da Academia da Força Aérea, ocupando o cargo de 1º Tenente a partir de agosto de 2019. Depois voltou a Natal para se aprofundar na Aviação de Caça (2º/5º GAV – Esquadrão Joker), e, em 2020, se tornou instrutor na referida unidade.

Os dois passarão por um treinamento no Esquadrão de Fumaça para se tornarem Pilotos Operacionais de Demonstração Aérea - PODA, a fim de estar preparados para executar demonstrações com a Fumaça tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Dados sobre o Grupo de Acrobacias Aéreas da Fumaça.

Obtenha as atualizações no seu smartphone, tocando para entrar no canal AEROIN no Telegram. Descubra igualmente nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.