Comissaria

Postado em

- 2 min read

Interesse da FAB por caças F-16 dos EUA é confirmado

img of Interesse da FAB por caças F-16 dos EUA é confirmado

Depois de muitas especulações e dados não formalizados, a Força Aérea do Brasil (FAB) confirmou que está considerando a opção de incluir F-16 usados na sua frota de aeronaves.

A especulação teve início meses antes quando uma transparência da FAB, em uma exposição no Congresso, indicava um segundo jato de guerra, adicional ao Gripen NG, inserido nos projetos futuros da corporação. Esta notícia sobre uma aeronave de batalha suplementar também tinha sido mencionada pelo Chefe da Aeronáutica.

Nesta semana, a respeitada publicação Janes comunicou que a FAB está em discussões para a aquisição de um conjunto de 24 jatos Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon (Viper) com os EUA, provenientes de estoques, e são muito possivelmente dos modelos F-16C/D.

O propósito desta aquisição é substituir os remanescentes dos aviões de combate F-5 e do aeronave de ataque AMX, visto que o lote atual de jatos Gripen (36 aviões) não será o bastante para recompletar todos os grupos de batalha a jato da Força Aérea Brasileira.

O setor Aerospacial foi indagado pelo portal Defesa Aérea e Naval. Eles reconheceram que estão estudando a aquisição do Viper, no entanto uma negociação oficial ainda não ocorreu. Eles reafirmaram que esta averiguação não está ligada à circunstância contemporânea do Gripen nem às suas habilidades. Veja a declaração completa a seguir:

A Força Aérea do Brasil (FAB) divulgou que está coletando informações para conduzir uma pesquisa sobre a possibilidade de compra de aviões de combate F-16 Fighting Falcon de segunda mão. No entanto, a avaliação não se associa com as habilidades da aeronave F-39 Gripen.

Também é importante frisar que, até agora, não houve realização de negociações com entidades governamentais ou corporações, nem foram estabelecidos volumes ou modelos. As interações que ocorreram em relação ao assunto tiveram o propósito de coletar informações.