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Investigação nos EUA sobre danos por "Dutch Roll" em Boeing 737 Max

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A agência norte-americana responsável pela investigação de incidentes aeronáuticos, a NTSB, iniciou uma análise sobre um incidente de variação de altitude ocorrido em um Boeing 737 MAX 8 da Southwest Airlines.

A tripulação caracterizou o incidente como um “dutch roll”, que aconteceu no dia 25 de maio, aproximadamente às 08h00 no fuso horário do Pacífico (costa oeste), a uma altitude de 34.000 pés. Nessa ocasião, o voo WN746 da Southwest estava em trânsito para Phoenix, Arizona, partindo de Oakland, Califórnia.

Na terminologia técnica, o “dutch roll” representa um movimento onde o avião balança em torno de seu eixo vertical (os movimentos do nariz para os lados) e do eixo longitudinal (a elevação de uma asa e o rebaixamento da outra), também conhecido como acoplamento de yaw e roll. No entanto, este acoplamento ocorre quando eles estão fora de sincronia.

Ninguém entre os 175 indivíduos ou seis membros da tripulação que estavam no voo se machucou durante o incidente. Depois disso, a Southwest conduziu reparos na aeronave e identificou prejuízos em partes estruturais.

A empresa de aviação informou o NTSB acerca do incidente e dos prejuízos no dia 7 de junho. O Laboratório de Registro de Veículos do órgão situado em Washington teve acesso aos dados descarregados do gravador digital de informações de voo da aeronave. As informações do gravador vão auxiliar os peritos a estabelecer o tempo e a gravidade do incidente.

O dispositivo de gravação de áudio na cabine de comando, que atualmente possui um limite de duas horas, foi regravado e não se encontra acessível para os pesquisadores. Prevê-se um relatório inicial dentro de 30 dias após a ocorrência do incidente.

Por meio do Departamento de Comunicação da NTSB.