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Investigação nos EUA sobre possível fraude em titânio de aviões Boeing e Airbus

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A Autoridade de Aviação Civil dos EUA (FAA) está conduzindo uma investigação sobre a utilização de componentes de titânio falsos em aeronaves da Airbus e da Boeing, seguindo as preocupações expressas pelo produtor dessas peças, Spirit AeroSystems. Esta empresa fornece componentes para as duas principais fabricantes de aeronaves do globo.

Segundo o New York Times, uma empresa da China forneceu em 2019 documentos não autênticos que confirmavam a legitimidade de um lote de titânio antes de ser introduzido no mercado de aviação. A Spirit AeroSystems teria identificado pequenas falhas no material por causa da corrosão e logo comunicou à FAA sobre a questão.

”Esta situação envolve o titânio que foi introduzido no sistema de suprimento através do uso de papéis fraudulentos. Assim que essa situação foi percebida, todos os elementos suspeitos foram isolados e excluídos do processo produtivo da Spirit”, declarou a Spirit AeroSystems em uma nota oficial.

A companhia declarou que “acima de 1.000 experimentos foram realizados para verificar as características mecânicas e metalúrgicas do material afetado, assegurando assim, a manutenção da capacidade de voo.”

A FAA informou ao New York Times que está tentando compreender as consequências para a segurança. “A Boeing fez uma revelação voluntária à FAA sobre a aquisição de materiais de um distribuidor, que pode ter fraudulentamente ou erroneamente fornecido registros”, a FAA declarou em uma nota. “A Boeing publicou um boletim detalhando como os fornecedores devem manter a vigilância perante a possibilidade de registros falsificados.”

Três informantes em diálogo com o New York Times indicaram que as aeronaves produzidas no período de 2019 a 2023, que incluem os modelos Boeing 737 MAX, 787 Dreamliners e Airbus A220, podem conter peças fabricadas utilizando o material em questão.

”A preocupação que impacta a indústria como um todo se refere a envios de titânio recebidos por um grupo restrito de fornecedores. Exames conduzidos até agora sugerem que a liga de titânio apropriada foi empregada”, afirmou a Boeing em uma declaração. “Para assegurar a conformidade, estamos excluindo qualquer componente afetado nas aeronaves antes do repasse. Nossa avaliação revela que a frota operacional pode prosseguir com voos de maneira segura.”

A Airbus validou que está ciente da questão e implementou ações para assegurar a proteção de seus aviões. “Diversos experimentos foram conduzidos em componentes originários do mesmo fornecedor, indicando que a capacidade de voo (do avião) continua inalterada. A integridade e a excelência de nossos aviões são nossos principais objetivos e estamos cooperando de perto com nosso provedor”, afirmou a Airbus em uma declaração oficial.

Até o momento, as avaliações de titânio conduzidas pela Spirit AeroSystems indicaram que são de qualidade adequada para os produtores de aeronaves.