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Japão e UE intensificam restrições à aviação russa

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O Japão e a União Europeia intensificaram suas respectivas sanções contra a Rússia, expandindo as restrições sobre a indústria aeronáutica do país e suas atividades.

No dia 21 de junho de 2024, o Departamento de Assuntos Exteriores japonês publicou uma nota informando que suas recentes ações impactam duas empresas de produção de aeronaves, o Ilyushin Design Bureau e o Tupolev Design Bureau. As duas são empresas subsidiárias da UAC United Aircraft Corporation, que é parte da corporação pública Rostec, especializada na produção de aviões militares e comerciais.

A conhecida AK Alrosa, uma grande corporação de extração de diamantes na bolsa de valores, também foi nomeada por Tóquio, sendo ela a dona da Alrosa Aviakompania. Esta linha aérea mantém dois Boeing 737-700 e três 737-800 em operação constante, servindo sobretudo as localidades de exploração mineral de Mirnyj e Polyarnyj e também a cidade de Novosibirsk.

Nesse ínterim, a junta da União Europeia aprovou o 14º conjunto de penalidades contra a Rússia, ampliando a tensão sobre os indivíduos russos que se deslocam para, de ou através da Europa, com foco essencialmente notado nos voos de jatos corporativos.

A restrição expandida para a utilização do espaço aéreo da União Europeia vai incluir qualquer voo não agendado “em que um indivíduo ou empresa, entidade ou organismo russo, possua a capacidade de definir efetivamente o lugar ou o tempo do seu início ou finalização do voo, para, por exemplo, alcançar um local de férias ou um compromisso empresarial”.

Os provedores de voos irregulares também serão obrigados a disponibilizar mais detalhes às autoridades correspondentes dos países integrantes da UE, acerca da posse do avião e a identidade dos viajantes. As empresas de aviação russas e os aviões registrados na Rússia já se encontram impedidos de funcionar no espaço aéreo da UE.