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"Juízo Final" dos EUA: avião terá tecnologia Rolls-Royce

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A renomada empresa de engenharia Rolls-Royce foi escolhida para suprir com tecnologia uma nova variação do avião militar dos Estados Unidos, conhecido como “avião do dia final”, devido à sua habilidade de resistir a um ataque nuclear.

A Rolls-Royce está associando-se a um coletivo de companhias aeroespaciais envolvidas no trabalho do Centro de Operações Aéreas Sobrevivíveis (SAOC). A intenção é criar uma alternativa para os aviões E-4B da Força Aérea Americana. Tais aeronaves, que são versões de uso militar do jato jumbo Boeing 747-200, estão em atividade desde a década de 1970.

Os E-4Bs, geralmente utilizados para o transporte do Secretário de Defesa, são também concebidos para servir como um comando móvel em situações de emergência nacional, caso as estruturas terrestres sejam destruídas. A aeronave pode ser reabastecida em pleno vôo e é resistente a detonações nucleares e pulsos eletromagnéticos.

Atualmente, quatro dessas aeronaves estão operando e, no mínimo, uma delas está constantemente em prontidão em uma instalação militar americana em algum lugar do planeta.

Cada aeronave tem capacidade para hospedar até 111 indivíduos, compreendendo a equipe de bordo. Foi pensado para conduzir o líder dos Estados Unidos, o Ministro da Defesa e os dirigentes militares agregados, em situações críticas, estando aptos a emitir comandos para as tropas norte-americanas globalmente durante o voo.

No compartimento principal do E-4B, está instalada uma área de comando, espaço para conferências, local para briefings, setor de operações, local para comunicações e uma área de repouso, conforme afirmado pela Força Aérea dos Estados Unidos. Em abril, a Sierra Nevada Corporation, uma gigante do setor de defesa, recebeu um contrato de 13 bilhões de dólares do Pentágono para o desenvolvimento da próxima série de aeronaves de juízo final.

Supõe-se que a Rolls-Royce, famosa por produzir motores, tenha sido integrada ao projeto comandado pela Sierra para contribuir nos sistemas de impulso da aeronave.

Adam Riddle, líder de defesa na Rolls-Royce, afirmou: “A Rolls-Royce tem fornecido tecnologia segura e avançada para operações militares globais por muitos anos, garantindo o transporte seguro dos militares para suas missões. Atualmente, estamos felizes em associar nosso sólido legado ao conhecimento agregado da Sierra Nevada Corporation e do restante do time do SAOC, assegurando que nossos comandantes militares tenham a plataforma necessária para defender nossa segurança nacional quando é mais crucial.”

O programa SAOC foi iniciado pela Força Aérea para substituir as aeronaves E-4B, devido ao aumento da dificuldade de manutenção dos antigos jatos Boeing 747-200, principalmente por causa da escassez crescente de peças. No âmbito deste projeto, a Sierra Nevada adquiriu cinco Boeing 747-8 de passageiros da Korean Air, que serão modificados e utilizados como novos aviões.

As trocas estão programadas para serem entregues em 2036.