Comissaria

Postado em

- 4 min read

KC-390 aterrissa em Pampulha e MG amplia suporte ao RS

img of KC-390 aterrissa em Pampulha e MG amplia suporte ao RS

O Poder Executivo de Minas discloses que intensificou, através do Gabinete Militar do Governador (GMG), o suporte nas atividades de procura e resgate de afetados pelas enchentes geradas pelas últimas precipitações que impactaram o Rio Grande do Sul (RS).

O chefe do governo Romeu Zema comunicou na data anterior, domingo, 5 de maio, que encaminhará para o território gaúcho mais dois veículos aéreos, incluindo um helicóptero, equipados com a capacidade de realizar vôos noturnos.

Ademais, o domingo foi caracterizado pela inédita aterrissagem do majestoso avião Embraer KC-390 Millennium no Aeroporto da Pampulha, situado na metrópole de Minas Gerais.

Ricardo Morgan enviou ao AEROIN fotos que ilustram o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) sendo abastecido com suprimentos destinados ao Rio Grande do Sul, incluindo água purificada fornecida pela Copasa e um veículo utilitário multiuso Sherp UTV da Resgatécnica.

Como mineiros, estamos consolidando nossos esforços para dar suporte ao Rio Grande do Sul nesse período desafiador, principalmente para os locais que foram impactados pelas inundações. Estaremos despachando outras duas espaçonaves, incluindo um helicóptero equipado com visão noturna, que operará durante a noite no salvamento de indivíduos localizados em regiões remotas”, declarou o governador, que supervisionou a partida dos times no aeroporto da Pampulha.

Uma assistência significativa adicional do Governo de Minas, através da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), consiste no destacamento de um time de 18 profissionais técnicos para contribuir na reinicialização das atividades das estações de tratamento de água.

Grupos do Corpo Militar de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) se encontram no Rio Grande do Sul desde a passada quinta-feira (2/5). Um total de 28 militares constituem a formação, tornando-se a maior unidade de suporte em operações especiais além das fronteiras estaduais. Esses profissionais estão engajados nos procedimentos de salvamento em áreas afetadas por intensas tempestades, com municípios inteiramente inundados, rios transbordados e já se contabiliza várias fatalidades, além de um alto contingente de indivíduos deslocados e sem moradia.

Iniciativa de coleta de fundos.

O Organismo de Assistência Social Independente (Servas) juntamente com a Proteção Civil de Minas Gerais, iniciaram no domingo (5/5) uma iniciativa para angariar contribuições em benefício das comunidades impactadas pelo desastre, no Rio Grande do Sul.

Solicita-se itens indispensáveis como água potável, mantas, artigos de limpeza e de higiene individual para auxiliar as famílias impactadas. Além desses produtos, doações em dinheiro também são aceitas pelo Programa de Auxílio Emergencial do Servas, através da chave PIX: ppe@servas.org.br.

A fim de simplificar a participação dos interessados em contribuir, um local de arrecadação será estabelecido na sede do Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. O espaço está acessível para receber contribuições de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Suporte de Minas Gerais para o Rio Grande do Sul.

Força de Segurança Estadual de Minas Gerais (FSEM):

Dois helicópteros estão em serviço para realizar resgates, um dos quais está equipado com capacidade de visão noturna.

Brigada Militar de Incêndio de Minas Gerais (BMIMG)

28 profissionais de combate a incêndio qualificados em procura, resgate em situações de alagamentos, inundações e grandes calamidades;

Três veículos de resgate;

Um veículo de carga responsável pelo transporte de vários equipamentos e materiais logísticos;

Um meio de transporte adequado para transportar dois cães de rastreamento.

Departamento Estadual de Saúde Pública (DESP-MG):

Um avião Cesna Caravan tem habilidade para acomodar até nove passageiros. Este veículo aéreo também é capaz de carregar equipamentos e realizar o transporte de indivíduos feridos por longas distâncias.

Um helicóptero Squirrel, em cooperação com o CBMMG, tem a capacidade de efetuar salvamentos e transportar pessoas lesionadas.

Comitê Estadual de Proteção Civil (Cepc-MG):

Quatro representantes da Proteção Civil de Minas Gerais;

  • 370 unidades de colchões.

Empresa de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

Continuam a caminho do Rio Grande do Sul, 20 profissionais da Copasa para ajudar na retomada das atividades das estações de purificação de água, realização de manutenções em painéis de eletricidade e moto-bombas, dentre outras coisas. O grupo é composto por especialistas prontos para contribuir na melhoria e garantia da qualidade da água.

Com dados fornecidos pela administração do estado de Minas Gerais.