Comissaria

Postado em

- 2 min read

KC-390 da Embraer vai à Israel recolher mísseis antitanque para FAB

img of KC-390 da Embraer vai à Israel recolher mísseis antitanque para FAB

A finalização de uma remessa de mísseis antitanque do Exército Brasileiro foi realizada com a ajuda de uma aeronave Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira.

O avião registrado como FAB2858 fez seu caminho para Israel, fazendo paradas em Cabo Verde e na Sicília, até finalmente aterrissar na Base Aérea de Ovda, próximo ao Sinai. No local, a aeronave brasileira foi abastecida com 100 mísseis Spike anti-tanque, produzidos pela empresa israelense Rafael.

A movimentação foi identificada pelo repórter Roberto Caiafa e também corroborada por informações da ferramenta de rastreamento de voo RadarBox. Os projéteis Spike estão entre os mais avançados globalmente, possuem controle infravermelho e a versão comprada pelo Brasil detém um raio de até 4 quilômetros, incluindo em um modo de lançamento de assalto de crista, onde o artefato sobe para uma altitude de até 150 metros, voa e cai em um ângulo de 90° (verticalmente) para alcançar o objetivo.

Nessa modalidade, o veículo ou tanque é acertado na parte superior, um dos pontos de maior sensibilidade, intensificando o impacto e diminuindo a probabilidade de sobrevivência dos ocupantes. Essa modalidade é reconhecida em games como Battlefield e Call of Duty devido à sua presença no míssil competidor americano, o FGM-148 Javelin.

Dado que se trata de um carregamento de armas, o envio através de linhas aéreas comuns se torna mais desafiador e repleto de burocracia. Por isso, o Comando do Exército optou por usar o KC-390 da “unidade aliada”.