Comissaria

Postado em

- 2 min read

Kc-390 leva 33 litros de leite materno para prematuros no Rio Grande do Sul

img of Kc-390 leva 33 litros de leite materno para prematuros no Rio Grande do Sul

Na passada terça-feira (11), a Força Aérea do Brasil (FAB) conduziu 33 litros de leite materno para auxiliar bebês prematuros hospitalizados em centros de tratamento neonatal no Rio Grande do Sul (RS), uma região que continuamente enfrenta obstáculos decorrentes das inundações ocorridas em maio de 2024.

Contribuições partiram da Rede Federal de Bancos de Leite do Distrito e foram destinadas ao Banco de Leite Humano da Santa Casa, localizada em Porto Alegre. O transporte, realizado por um avião KC-390 Millennium pertencente ao Primeiro Grupo de Deslocamento de Tropa (1º GTT) - Batalhão Zeus, demandou precauções particulares para preservação do carregamento.

Segundo Sonia Venancio, responsável pela Coordenação de Cuidados de Saúde para Crianças e Adolescentes do Departamento de Saúde Primária do Ministério da Saúde, a distribuição foi possível devido a um esforço conjunto da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Múltiplas avaliações de tratamento e armazenamento precisaram ser efetuadas para a viagem. “O suporte da FAB permitiu que fizéssemos a transferência em tempo para que o leite estivesse em condições excelentes ao chegar”, destacou.

De acordo com a conselheira técnica da Rede BLH/FIOCRUZ, Mirian Oliveira dos Santos, o leite materno é o nutriente mais apropriado para assegurar a saúde dos infantes durante as primeiras fases de vida. “Esse leite é absolutamente crucial para a sobrevivência de bebês hospitalizados em UTI”, ressaltou.

O volume é visto como adequado para nutrir até 65 jovens ao longo de um período de oito dias.

Dados da Aeronáutica do Brasil