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KLM armazena E2 da Embraer onde jumbos foram retidos

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A empresa neerlandesa KLM começou o procedimento de guardar seus aviões Embraer E195-E2 que estão impossibilitados de operar voos comerciais devido a falhas nos motores.

O aeroporto selecionado foi o mesmo que, em tempos passados, quase proibiu a partida de Jumbos da Lufthansa: o Aeroporto de Twente. Situado na parte oriental da Holanda, precisamente na localidade de Enschede, na divisa com a Alemanha, este pequeno aeroporto, que outrora foi uma relevante base aérea para a OTAN durante o período da Guerra Fria, atualmente não possui voos comerciais.

Sua principal responsabilidade é treinar pilotos por meio de um clube de aviação local, além de acolher alguns poucos voos corporativos. No entanto, graças à sua sólida estrutura restante da época militar, tornou-se um local cobiçado para o armazenamento de aeronaves.

A Lufthansa despachou vários Boeings 747-400 para o destino, no entanto, o governo municipal já não se contentava com a presença de aeronaves de grande porte devido a preocupações ambientais. Reguladores da aviação demandaram alterações para permitir a partida dos Jumbos, a qual só foi viabilizada após intensas negociações entre as partes envolvidas.

Os jatos E2, por seu tamanho reduzido e menor impacto ambiental, não trouxeram problemas até agora. De acordo com o que foi relatado pelo portal Luchtvaart Nieuws, a KLM Cityhopper despachou os aviões de registro PH-NXA (o primeiro E195-E2 a estar sob posse da empresa) e PH-NXD para o destino.

Apesar de terem sido fabricados há 3 anos, ambos os aviões apresentam problemas em seus motores Pratt & Whitney PW1900G, atribuídos ao uso de um pó de minério que não atende às especificações e resulta em rachaduras precoces em certos componentes. A KLM é a única operadora dos jatos E2 da Embraer que, até agora, está enfrentando essa questão. No entanto, a lista é ampliada quando consideramos os aviões Airbus A220 e A320neo, com companhias aéreas de diversos países incluídas.

Ainda não há uma definição do período em que os aviões E2 permanecerão em Twente, contudo, pelo menos mais três aeronaves da mesma série da empresa se encontram imobilizadas no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, aguardando uma solução da PW.

Confira a chegada de um dos aviões em Twente no vídeo a seguir: