Comissaria

Postado em

- 3 min read

Latam Brasil contratou 2% de transgêneros em 2023

img of Latam Brasil contratou 2% de transgêneros em 2023

No Dia Mundial do Orgulho LGBTQIAPN+, a LATAM divulga nas suas plataformas de mídia social, narrativas motivadoras de seus colaboradores, exaltando a diversidade nos aspectos de identidade de gênero e preferência sexual.

Nós nos empenhamos para ampliar a inclusão dentro da empresa, através de iniciativas que criam ambientes seguros para nossos funcionários expressarem orgulhosamente sua diversidade, como através de discussões em grupo onde as pessoas podem compartilhar suas experiências e histórias neste cenário, visando inspirar os colegas, gerar um sentimento de pertencimento e promover um ambiente cada vez mais respeitoso”, afirma Rubia Malagrino, coordenadora sênior de Desenvolvimento Organizacional da LATAM.

A trajetória de Leticia Baroni - Atendente de Aeroporto - Desde jovem, Leticia percebeu que se destacava das expectativas alheias. Independente das adversidades, foi sua tenacidade e valentia que a fizeram triunfar diante de todas as dificuldades. “Não existe nada mais valioso do que a autonomia para se autoafirmar”, reforça Leticia. Atualmente, ela é um símbolo de resistência e autoestima.

A trajetória de Adriano Brustolin - Assessor em Gestão de Pessoas - Adriano Brustolin, oriundo de São Paulo, também superou discriminação e dificuldades durante sua existência. Começou seu trabalho na LATAM como representante aeroportuário e, com extrema resiliência, alcançou a posição de executivo de RH. “A liberdade para comemorar minha verdadeira identidade é estar presente agora”, afirma Adriano. Ele é um testemunho real de que se pode atingir seus metas sendo autêntico.

A LATAM tem se esforçado para se tornar mais inclusiva e diversificada, agindo em várias áreas, incluindo treinamento para conscientizar todos os membros da equipe sobre a importância da diversidade, implementação de métodos de seleção inovadores e, por último, na estabelecimento de suas obrigações de Diversidade e Inclusão.

O objetivo é assegurar que haja justiça no que se refere a oportunidades e um balanço na representação feminina; incluir representatividade de indivíduos portadores de deficiência; expandir a diversidade em campos de trabalho para incrementar o multiculturalismo e abrir mais espaços para variadas diversidades sociais, étnicas, raciais/cor, educacionais, etárias, de gênero, entre outras; e promover uma cultura mais global, que se fortalece com as diferenças entre os membros da equipe do grupo LATAM.

Em 2023, a LATAM promoveu mais de 3 mil novas admissões no Brasil, envolvendo setores como Aeroportos, Frete, Manutenção, Equipe de voo, entre outros. Focada em espelhar a diversidade da sociedade brasileira em sua força de trabalho, a empresa incrementou expressivamente suas contratações de indivíduos multifacetados, direcionando-se para mulheres, indivíduos de ascendência africana, membros do coletivo LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência (PcD). De todos os contratados pela LATAM nos dois últimos anos, a representatividade alcançada para indivíduos LGBTQIAPN+ reflete as proporções encontradas na sociedade, por exemplo, a presença de pessoas transgênero aproximou-se de 2% do total contratado.

Dados provenientes da Latam