Comissaria

Postado em

- 2 min read

Latam e Azul adicionam rotas extras para SC devido à exigência do RS

img of Latam e Azul adicionam rotas extras para SC devido à exigência do RS

Companhias de aviação que operam em Santa Catarina estão organizando voos adicionais para suprir as necessidades do Rio Grande do Sul no transporte de passageiros e mercadorias. Um conjunto emergencial de viagens aéreas deve incluir, pelo menos, 58 voos semanais nos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna.

Esta iniciativa serve como uma opção para garantir a ligação de Porto Alegre (RS) e seu entorno metropolitano com o restante do país, satisfazendo as demandas de transporte de indivíduos e mercadorias. As atividades aeroportuárias na cidade principal do Rio Grande do Sul estão paralisadas até 30 de maio devido aos efeitos das intensas precipitações.

”Com o início desta situação climática sem paralelo, o governador Jorginho Mello nos convocou e temos mantido comunicação com as companhias aéreas para disponibilizar os aeroportos de Santa Catarina e oferecer alternativas que satisfaçam essas exigências. Temos consciência de que a organização da rede aérea é muito intrincada e todos os esforços estão sendo realizados para que esses voos adicionais sejam possíveis”, declara o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

A LATAM anuncia que, iniciando nesta sexta-feira, 10, e se estendendo até o dia 30 de maio, haverá um aumento temporário na rota Guarulhos-Florianópolis-Guarulhos, passando de 10 para 14 voos diários, enquanto a rota Guarulhos-Jaguaruna-Guarulhos será elevada de 2 para 4 voos diariamente. Isso resultará em um incremento geral de 42 voos adicionais.

Todas as rotas que recebem acréscimos emergenciais da LATAM na Região Sul do Brasil utilizam as aeronaves A321 (com a possibilidade de acomodar até 216 passageiros) e A320 (com capacidade de comportar até 174 passageiros).

A Azul Linhas Aéreas, por sua vez, comunicou que expandiu a capacidade de 22 vôos, substituindo aviões do tipo ATR 72 (com no máximo 70 passageiros) por aeronaves A320 (174 passageiros) e ainda realizará 16 voos adicionais para Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna. A companhia está no aguardo das autorizações da ANAC para formalizar as rotas.

As operações de voo das companhias podem ser modificadas devido a ajustes operacionais, variações na demanda e pela regulamentação das entidades reguladoras.