Comissaria

Postado em

- 2 min read

Latam transporta 147t e 126 voluntários em um mês de ajuda humanitária ao RS

img of Latam transporta 147t e 126 voluntários em um mês de ajuda humanitária ao RS

A iniciativa Avião Solidário da LATAM comemora um mês de envios para o Rio Grande do Sul, atingindo um total de 147 toneladas de donativos (como alimentos, água, fraldas descartáveis, cobertores e outros produtos) e o translado gratuito de 126 voluntários (incluindo médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) para a região desde 4 de maio de 2024.

As operações humanitárias da LATAM ocorreram em voos comerciais da companhia para os aeroportos da área, assim como em voos especiais pioneiros para a Base Aérea de Canoas (RS), incluindo contribuições originárias de nações como Portugal e EUA.

Na semana mais recente, o projeto Caridade Aérea transportou sem custos para a Base Aérea de Canoas (RS) um conjunto de 3 toneladas de itens concedidos pela ACNUR (Organização das Nações Unidas para Refugiados) e voltados para a edificação de refúgios de emergência, juntamente com 18 colaboradores que prestarão auxílio à comunidade local.

A equipe de 18 voluntários que partiu na semana passada é composta por 14 profissionais de saúde da organização sem fins lucrativos Amazone-se, incluindo médicos de atenção primária, enfermeiros, dentistas, pediatras, obstetras ginecologistas e psiquiatras que prestarão serviços gratuitos à comunidade em abrigos temporários. Além disso, a equipe é complementada por 4 especialistas em recuperação pertencentes à associação não lucrativa HUMUS, que se dedicarão a operações de busca de desaparecidos no Rio Grande do Sul.

Os produtos fornecidos pela ACNUR compreendem tendas, sacolas, garrafas de água, cobertas isolantes, conjuntos para preparar alimentos e barreiras contra insetos para os refúgios provisórios. Antes, a entidade da ONU havia concedido ao Rio Grande do Sul uma quantidade de 100 residências móveis, igualmente enviadas sem custo pelo Avião de Solidariedade da LATAM.

Para lidar com as consequências do desastre, a LATAM tem contribuído ativamente no transporte sem custo de doações recolhidas pelos seus colaboradores no Brasil (Movimento União BR, CVC, HUMUS e Fraport Fortaleza), possuindo ainda uma colaboração logística com o Governo Estadual de Santa Catarina para transportar doações do aeroporto de Florianópolis (SC) até ao Rio Grande do Sul.

O projeto Avião Solidário da LATAM, em colaboração com entidades associadas, vem, há 11 anos, auxiliando mais de 140 milhões de indivíduos no Brasil ao disponibilizar o transporte sem custos de mais de 4,6 mil bichos e 282 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 para todas as regiões do país.

Dados provindos da Latam