Comissaria

Postado em

- 2 min read

Líbano rejeita relato de armamento terrorista oculto no aeroporto de Beirute

img of Líbano rejeita relato de armamento terrorista oculto no aeroporto de Beirute

O titular da pasta de Transportes do Líbano, Ali Hamie, refutou as informações divulgadas pelo periódico britânico The Telegraph no dia 23 de junho, que indicavam o Aeroporto Internacional Rafic Hariri, em Beirute, como um local de passagem e estocagem de armamentos pelo Hezbollah e seus aliados iranianos.

De acordo com o The Telegraph, que recebeu relatos não identificados de funcionários do aeroporto, vários equipamentos bélicos, como mísseis balísticos, projéteis de artilharia, mísseis anti-tanque guiados por laser (ATGM), junto com materiais explosivos, são rotineiramente transportados para o aeroporto em voos vindos do Irã.

De acordo com as mesmas referências, as armas são armazenadas dentro das infraestruturas do aeroporto com a tolerância ou colaboração dos trabalhadores. Tais remessas teriam alegadamente crescido em regularidade e volume desde o começo do conflito em Gaza.

A administração libanesa recusou energicamente tais acusações, categorizando-as como “absurdas”, e convocou representantes diplomáticos e mídias internacionais ao aeroporto no dia 24 de junho, às 10h30, de acordo com o horário local, para uma verificação. O Secretário de Transportes também afirmou que se comunicou com a Associação Internacional de Aviação (IATA) para contestar esses argumentos.

Esta controvérsia surge em um contexto de escalada de tensões e frequentes confrontos armados na fronteira entre Israel e Líbano, envolvendo Israel e o Hezbollah.

Fala-se de uma possível ação imediata das forças terrenas de Israel no sul do Líbano para neutralizar lançadores de misseis focados em Israel, o que resultou em numerosos países emitindo orientações de viagem para o Líbano. O Líbano possui apenas um ponto de entrada aérea internacional, o Aeroporto Internacional Rafic Hariri em Beirute (BEY), que registrou um tráfego de 7,1 milhões de passageiros em 2023.