Comissaria

Postado em

- 3 min read

Lilium busca apoio do banco KFW para financiamento aeroespacial na Alemanha

img of Lilium busca apoio do banco KFW para financiamento aeroespacial na Alemanha

Hoje, 15 de maio, a empresa fabricante de aeronaves alemã, Lilium, anunciou que o Governo Federal Alemão em conjunto com o Estado Livre da Baviera delegaram ao banco de desenvolvimento KfW, com sede em Frankfurt, a realização da investigação e análise de dados (due diligence) da empresa. Este é um passo comum na obtenção de assistência estatal.

A Lilium é a criadora do primeiro jato elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) e se destaca em Mobilidade Aérea Regional (RAM). Após a finalização da due diligence e com resultados positivos, a empresa tem a expectativa de obter garantias do Governo Central e do Estado Independente da Baviera como garantia para um empréstimo do KfW, cujo montante ainda está para ser definido.

”Estendemos nossa gratidão aos encarregados em Berlim e Munique pela escolha efetuada e pela colaboração produtiva ao longo das últimas semanas”, afirmou Klaus Roewe, diretor-executivo da Lilium. “Aguardamos com ansiedade que o período de due diligence seja brevemente concluído, já que a transparência faz parte de nosso cotidiano enquanto empresa de capital aberto.”

Roewe prosseguiu, afirmando: “A eletrificação é de importância crucial para o público em geral, uma vez que contribui para a imprescindível descarbonização do setor industrial. O suporte do governo alemão não é apenas voltado para estabelecer um equilíbrio de forças com os EUA e a China, mas também para demonstrar aos mercados financeiros que a Alemanha está empenhada em apoiar inovações e tecnologias emergentes”.

Iniciada em 2015 por quatro ex-alunos da Universidade Técnica de Munique, a Lilium tem sua sede no aeroporto de Oberpfaffenhofen, nas proximidades de Munique, na Alemanha. Atualmente, a Lilium conta com mais de 1.000 funcionários, dos quais mais de 80% atuam em setores de engenharia e manufatura altamente especializados.

A Lilium destaca que conta com um time de trabalho altamente internacional e está estabelecendo uma robusta presença na Europa: está registrada na Holanda, possui seus escritórios principais, design/engenharia e infraestrutura industrial em Munique, além de um local de experimentação de voos na Espanha. Há pouco tempo, a empresa divulgou suas conversas com o governo francês para avaliar o aumento de sua presença industrial na França.

O processo de fabricação do Lilium Jet foi iniciado em 2023, com previsão de lançamento para 2026. O Lilium registrou mais de 780 encomendas para a aeronave e VTOL, que incluem contratos vinculativos e tratados de Memorandos de Entendimento (MoU) feitos por operadores localizados em regiões como Estados Unidos, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Segundo projeções da Morgan Stanley em 2021, o mercado mundial de eVTOL poderá alcançar um valor de $1 trilhão em ganhos internacionais até 2040.

Dados referentes à Lilium