Comissaria

Postado em

- 3 min read

Lula nega recusa de auxílio uruguaio apesar de dispensar Hércules

img of Lula nega recusa de auxílio uruguaio apesar de dispensar Hércules

O ex-chefe de Estado Lula surgiu diante do público para discutir a recusa do governo em aceitar uma aeronave Hércules, chegando do Uruguai com auxílio destinado ao Rio Grande do Sul.

Lula afirmou em sua conta oficial do Twitter que o “governo do Brasil não recusou a assistência oferecida pelo Uruguai para as missões no Rio Grande do Sul. Uma aeronave cedida por esse país aliado está em serviço no estado. O Brasil expressa sua gratidão ao Uruguai pelo suporte e assistência rápida”.

O Departamento de Defesa, em uma declaração oficial divulgada hoje cedo, comunicou que havia rejeitado a proposta de uma aeronave Lockheed KC-130 Hercules para o transporte de botes e pequenas embarcações, citando “a limitação de pistas adequadas para aterragem em Porto Alegre” como a razão. Além disso, salientou que a Força Aérea Brasileira já possui um avião de maior porte e mais eficiente, o Embraer KC-390.

A informação foi mal recebida tanto no Uruguai quanto pelo governo do Rio Grande do Sul, que avaliou que o KC-130 seria benéfico em cidades como Pelotas e Santa Maria. Inclusive, o avião Hércules do Uruguai esteve ontem nessas cidades transportando mais socorristas para ajudar o Huey na cidade do interior gaúcho. Essas regiões também foram muito prejudicadas pelas chuvas.

As informações, sejam elas autênticas ou não, convergiram para um fato: O Uruguai inicialmente propôs o helicóptero Twin Huey, o qual foi acolhido e encaminhado para Santa Maria, lugar onde se localiza uma relevante base da FAB e onde esta icônica aeronave de asa rotativa já foi operada. Posteriormente, o país fronteiriço, antigo território brasileiro (Cisplatina), ofereceu a aeronave Hércules, contudo, a oferta foi recusada pelo governo brasileiro.

Assim, a realidade é que somente uma porção do auxílio proposto por Montevidéu foi acolhida por Brasília. Com o clima tenso, devido à calamidade que atinge o RS, defensores e críticos do governo manipularam a verdade para se adaptar a narrativas que lhes eram mais propícias, originando diversas notícias incorretas e interpretações equivocadas dos acontecimentos.

A administração do governo, por meio de um comunicado divulgado na tarde da quarta-feira, dia 08, esclareceu que “são inverídicas as informações de que o Brasil teria rejeitado assistência do Uruguai ou de qualquer outra nação. Qualquer proposta de apoio é grata, será examinada com relação à sua correta adequação às situações de emergência e será corretamente acolhida”.

No entanto, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirma que o KC-130 foi oferecido e negado: “Junto com o helicóptero, o Uruguai propôs um modelo específico de aeronave. Neste contexto, a análise técnica concluiu que, devido às suas especificações, o avião não seria compatível com o tipo de operação requerida e a infraestrutura aeroportuária existente. Levando em consideração que já existe uma aeronave em funcionamento no Rio Grande do Sul com a mesma capacidade do modelo oferecido, a decisão foi de que não havia necessidade deste tipo de aeronave“.