Comissaria

Postado em

- 2 min read

Magnata russo adquire jato vip ocidental de luxo por US$ 110 milhões

img of Magnata russo adquire jato vip ocidental de luxo por US$ 110 milhões

Apesar das restrições econômicas da União Europeia, que visam prevenir que a classe dominante russa faça negócios com a Airbus e outros fabricantes de aviões, consta que um poderoso magnata russo bilionário logrou comprar um sofisticado avião A320neo avaliado em 110 milhões de dólares.

O adquirente do avião de alto padrão foi reconhecido como Zarakh Iliev, um magnata russo-azerbaijano que figura entre os indivíduos mais abastados da Rússia. Ele acumulou riqueza através do crescimento imobiliário, que abrange propriedades residenciais e hotéis.

O magnata de 58 anos tem sido alvo de restrições impostas pela União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido desde a entrada russa na Ucrânia, que teoricamente o impediriam de comprar itens de alto padrão, como jatos particulares.

Por meio de sua companhia, Kievskaya Ploshchad, é compreendido que Iliev conseguiu obter o A320neo ACJ (Airbus Corporate Jet), transferindo a posse do avião através de várias nações, até que finalmente ele chegou à Rússia.

O avião foi fabricado em 2019 e seu primeiro voo foi da instalação de produção na França até Basel, na Suíça, local onde foi reestilizado com um design externo novo e um acabamento interno luxuoso, conforme reportado por fontes da imprensa ucraniana. Subsequentemente, o veículo aéreo foi adquirido por uma organização sediada em San Marino, todavia registrada em Malta, que obteve um registro renovado para ele.

No ano de 2022, a aeronave obteve um registro azerbaijanês e, após um curto período, adquiriu um novo registro, agora no Tajiquistão. Em 14 de junho, o avião apareceu mais uma vez, porém agora portando um registro russo.

Segundo informações abertas ao público providas pelo FlightRadar24, o avião registrado com a inscrição RA73889 executou seu voo mais recente em 16 de junho, iniciando sua viagem em Mascate, Omã, e terminando em Moscou, como parte de uma entrega para um cliente na Rússia.

Nos últimos tempos, mais oligarcas russos têm logrado obter aviões sancionados utilizando esquemas parecidos de transmissão de propriedade entre diferentes nações, até que finalmente chegam à Rússia.

Historicamente, o Cazaquistão e o Quirguistão serviram como países ‘intermediários’ para disfarçar a movimentação de jatos particulares para a classe extremamente rica da Rússia.