Comissaria

Postado em

- 2 min read

Mtur pede reagendamento, ao invés de cancelamento, para voos destinados ao RS

img of Mtur pede reagendamento, ao invés de cancelamento, para voos destinados ao RS

Pessoas que necessitarem reagendar voos adquiridos para o Rio Grande do Sul não terão que arcar com custos extras ao modificarem o dia da viagem. A confirmação veio por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e se alinha à iniciativa “Não Cancele, Reagende!” promovida pelo Ministério do Turismo (Mtur), que incentiva turistas a manterem suas passagens para a área ao invés de cancelá-las.

A recente política da ANAC estabelece um limite de um ano a partir da data inicial. Além disso, o ressarcimento ou crédito devido ao cancelamento de voos com destino final modificado deve ser integral, sem aplicação de tarifas extras. Conforme a Agência, o passageiro deve ter a alternativa de recuperar o montante do bilhete em moeda corrente, e não somente através de crédito para uso posterior.

A tática é um componente das medidas tomadas pelo Governo Federal para fornecer todo o suporte requerido ao Rio Grande do Sul, que lida com uma severa crise climática caracterizada por intensas precipitações e inundações. Atualmente, 460 cidades do território já foram impactadas, de acordo com a Defesa Civil da região.

O Mtur salienta que a preferência de serviço é para os viajantes que já têm passagens emitidas. Normalmente, as companhias aéreas devem reconhecer e priorizar a comunicação com os viajantes que tenham algum segmento de retorno pendente, seja para o Rio Grande do Sul ou do estado em direção a outras Unidades Federais, com o objetivo de definir preferencialmente suas reacomodações. As empresas aéreas também precisam esforçar-se para identificar situações urgentes e significativas para a priorização do transporte.

Com o objetivo de auxiliar o ramo turístico do Rio Grande do Sul a, quando viável, restaurar suas atrações, o MTur destinou R$ 100 milhões provenientes do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) à região. Tais fundos permitem o oferecimento de empréstimos a empresários do turismo privado que foram prejudicados por chuvas intensas.

O suporte do MTur oferece uma gama de vantagens, incluindo a possibilidade de interromper o reembolso do crédito por um período de até seis meses. Essa provisão está disponível para empresas registradas no Cadastur, como restaurantes, casas de café, bares e estabelecimentos semelhantes; lugares ou centros designados para convenções, feiras, exposições e similares; parques temáticos e negócios com equipamentos de diversão e recreação; marinas e iniciativas que apoiam o turismo náutico ou a pesca esportiva.