Comissaria

Postado em

- 3 min read

Museu da TAM em Itu recebe novo design e prevê exposição

img of Museu da TAM em Itu recebe novo design e prevê exposição

O Museu Asas de um Sonho já possui sua própria marca visual e, em futuro próximo, receberá a primeira exibição com uma parte da sua coleção.

O antigo Museu da TAM, que possui mais de uma centena de aeronaves, será removido de São Carlos (SP) para uma nova localização. Algumas dessas aeronaves deverão ser destinadas ao Centro Cultural São Pedro, em Itu (SP), gerido por Marcos Amaro, que é filho do fundador da TAM, o Comandante Rolim Amaro.

Gradualmente, a proposta de reabrir para visitação a este valioso acervo que constitui o Museu Asas de um Sonho está se consolidando e iniciamos com uma nova imagem visual para destacar este novo período”, afirmou Marcos Amaro, que atualmente está em negociações para um novo local e a realocação das peças do museu.

Criada pelas empresas Quantk & Brandingnew, a nova identidade visual carrega a essência dos dois irmãos, Rolim e João, que foram unidos por um sonho comum, a aviação, o que acabou se tornando um patrimônio familiar. “Nosso desafio foi atualizar a imagem da marca, restabelecer o nome original do museu e romper a ligação com o logotipo anterior que continha o 14 Bis, considerando que a coletânea é muito mais diversificada”, afirmou Ricardo P.P. Cruz, diretor-gerente das empresas encarregadas pela gestão do projeto.

As tonalidades foram selecionadas de forma meticulosa, sendo o azul uma referência ao céu, enquanto o vermelho faz uma analogia ao ardor fraterno, representando a audácia e intrepidez que marcaram ambos desde o início de sua jornada.

Por quase uma década, o futuro do antigo Museu da TAM era ambíguo. Com o estabelecimento fechado, o translado do acervo se mostrava desafiador, dada a demanda por um espaço amplo em função do tamanho das aeronaves e a imperatividade da sua conservação. “Uma parcela significativa da história da aviação do Brasil está contida neste acervo e deve ser protegida. Sinto-me extremamente privilegiado por poder encabeçar essa iniciativa”, afirmou Marcos Amaro.

”Para Manuela Amaro, membro do conselho do Museu Asas de um Sonho, “foi essencial planejar e iniciar a renovação do Museu com sua reestruturação de marca. A disposição de Marcos de transportar a coleção para um novo ambiente e estrutura destacou a importância de compreender melhor o futuro e o propósito do Museu.”

De acordo com suas palavras, o Brand Statement “Uma história que cruza as eras” foi autenticamente motivado pelos trajetos de vida dos irmãos e pilotos, Rolim e João, exibindo atualmente todo o seu patrimônio. O logotipo, um “A” personalizado, faz referência ao mundo das artes, ao mesmo tempo em que celebra a nova localização do Museu e simboliza a herança deixada pela família Amaro no campo da aviação.

A coleção do Museu Asas de um Sonho conta com por volta de 100 aviões, que incluem o Lockheed Constellation da Panair do Brasil, conhecido por seus vôos intercontinentais pioneiros, reproduções do 14-bis e do Demoiselle, aeronaves desenvolvidas por Santos Dumont, amostras do avião de combate alemão Messerschmitt Bf-109 e do britânico Supermarine Spitfire, ambos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, além dos neerlandeses Fokker 27, Fokker 50 e Fokker 100, que foram operados pela TAM.

Através do Departamento de Comunicação do Museu Asas de um Sonho.