Comissaria

Postado em

- 4 min read

Nordeste amplia voos e atividades aeroportuárias para festas juninas

img of Nordeste amplia voos e atividades aeroportuárias para festas juninas

Desde as modestas performance de trios de forró pé de serra até as superproduções em grandes palcos, a preparação para as celebrações juninas no Nordeste é intensa e demanda o empenho de várias pessoas. Nos seis terminais aéreos geridos pela Aena naquela área nos últimos cinco anos, observa-se um crescimento notável na atividade em junho, mês em que as comemorações ocorrem ao longo do período.

A Aena vê a cultura das regiões em que trabalha como um forte componente de atração de turistas, incremento econômico e progresso. Os aeroportos estão adequados para auxiliar com o fluxo produzido por eventos locais, assegurando um nível global de serviço, tecnologia e eficácia nessas circunstâncias”, declara Marcelo Bento, líder de Comunicação e Relações Institucionais da Aena.

O tráfego se intensifica notavelmente em localidades em que as comemorações juninas são um símbolo da cultura local, tal qual Campina Grande (PB). A expectativa da cidade é de acolher além de três milhões de visitantes no Parque do Povo, principal centro do evento - configurando um crescimento de 15 a 20% comparado ao ano que passou.

A disponibilidade de lugares para junho aumentou 72% em comparação com o mesmo mês do ano passado, subindo de 30 mil para 51 mil. Para acolher os visitantes que vêm para o evento, um grande mural de arte de rua, ilustrando O Auto da Compadecida, obra de Ariano Suassuna da Paraíba, foi elaborado na entrada do terminal de passageiros pelo conjunto @nois.tudin.

Os arranjos abrangem um forte envolvimento entre a administração do aeroporto e as entidades dos governos locais e regionais, forças de segurança militar e civil, o Exército, o Samu, centros de saúde e a comunidade aeroportuária.

“Executamos várias inspeções e preservações preventivas, renovação do revestimento em tinta, marcadores horizontais e outras aprimorações, proporcionando aos passageiros uma entrada e saída segura, rápida e confortável da cidade”, esclarece Luciano Rodrigues, diretor do Aeroporto de Campina Grande.

No terminal aéreo da cidade principal da Paraíba, os assentos disponíveis para o mês de junho tiveram um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior, atingindo um total de 139.160 lugares. A PBTUR, companhia de fomento ao turismo na Paraíba, preparou uma acolhida única para os viajantes no aeroporto, com uma trinca musical de sanfona, zabumba e triângulo entoando forró na zona de chegadas e uma bagagem vibrante adornada com pequenas bandeiras e outros adereços visuais característicos da temporada, circulando nas esteiras de malas, incentivando os visitantes a juntarem-se à celebração.

O mês de junho representa o auge das comemorações em Sergipe, também chamado de “A Terra do Forró”. O aeroporto da cidade disponibiliza 115.348 lugares para este mês, uma quantidade 9% superior à disponibilizada para o mesmo período em 2023.

A acolhida aos viajantes será intensificada durante todo o mês, com eventos acontecendo quase todos os dias em colaboração com a Secretaria de Turismo de Sergipe. A animação já começa no desembarque! Contamos com pares de dançarinos de quadrilha, grupos de forró pé de serra e outras atividades projetadas para encantar os passageiros, que têm recebido muito bem as iniciativas.

Pernambuco, famoso globalmente pelo Carnaval, também possui no São João um de seus grandes atrativos turísticos e culturais. Em todas as partes do interior, existem festividades de todas as magnitudes, desde pequenas comemorações familiares até concertos altamente produzidos com cantores famosos no país. Na cidade principal, a celebração costuma ser compartilhada, com atividades musicais ocorrendo em diferentes distritos da metrópole.

O crescimento da mobilidade é notável se comparado a junho do ano passado: subiu de 691.657 (2023) para 963.764 lugares disponibilizados este ano, um acréscimo de 39%. Dos dias 15 a 24 de junho, ocorrerá uma iniciativa em colaboração com uma empresa de bebidas no desembarque, acolhendo os visitantes na cidade com coquetéis feitos com cachaça.

Dados provenientes da AENA