Comissaria

Postado em

- 2 min read

Novo E195-E2 da Embraer entregue à Azul Linhas Aéreas no Uruguai

img of Novo E195-E2 da Embraer entregue à Azul Linhas Aéreas no Uruguai

Um novo avião para a frota da Azul Linhas Aéreas partiu de São José dos Campos (SP) com destino a Montevidéu, no Uruguai, no sábado pela manhã, 15 de junho, e depois retornou ao Brasil.

O aeroplano Embraer E195-E2, registrado com o identificador PS-AEU, é a 21ª aeronave deste tipo a ser fornecida à Azul. A entrega dos E-Jets E2 para empresa iniciou em 2019. Após 5 aeronaves, a entrega foi interrompida em decorrência da crise de saúde global, mas retomada no fim de 2020, com mais 4 unidades fornecidas. Uma segunda interrupção ocorreu durante todo o ano de 2021 e a maior parte de 2022.

Assim, entre os meses de outubro e dezembro de 2022, houve a entrega de um total de 5 aparelhos, além de outros 6 aviões fornecidos durante o ano de 2023. Atualmente, este é o primeiro E195-E2 a deixar a linha de produção para a Azul no ano de 2024.

Depois de decolar às 10h40 do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos, e seguir voo para Montevidéu, o PS-AEU iniciou seu retorno ao Brasil às 13h46 no sábado. Ele estava programado para chegar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado em Confins (MG), Belo Horizonte, onde a Azul procede com a nacionalização das suas aeronaves.

A viagem para Montevidéu é motivada por razões fiscais. O Uruguai, que anteriormente era reconhecido como um refúgio tributário para uma variedade de operações, ainda possui escritórios de firmas de leasing de aeronaves. Para proporcionar uma operação com vantagens fiscais, a Embraer primeiramente exporta a aeronave para a firma de leasing no local onde possui um representante legal, que então a exporta para a Azul no Brasil. Essa operação resulta em uma vantagem fiscal que pode atingir milhões de reais por avião.

Durante um evento conduzido na fábrica da Embraer em abril, o PS-AEU foi batizado de “Azul & Embraer. Orgulho do Brasil”. Contamos com a presença de figuras notáveis como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros do governo, além de John Rodgerson, diretor executivo da Azul, e Francisco Gomes Neto, Presidente e diretor executivo da Embraer.

Naquela ocasião, a empresa de aviação confirmou a aquisição de 13 aeronaves Embraer 195-E2 recém-chegadas para integrar sua frota, num investimento superior a R$ 3 bilhões, com previsão de entrega de todos os aviões até o final deste ano.