Comissaria

Postado em

- 2 min read

Odor atípico desvia Boeing 787 para aeroporto isolado nevado

img of Odor atípico desvia Boeing 787 para aeroporto isolado nevado

Um 787-9 da Boeing pertencente à Air France teve que ser redirecionado para um aeroporto isolado durante uma viagem transatlântica aos Estados Unidos.

O avião registrado como F-HRBB realizava a rota AF338 de Paris a Seattle, quando um aroma de queimado se fez presente na cabine de passageiros ao cruzar o Oceano Atlântico. Com a devida consulta aos manuais e o auxílio técnico da empresa, os pilotos optaram por declarar situação de emergência e redirecionar a aeronave para Iaqluit, localizada na região mais setentrional do Canadá: Nunavut.

O município é pouco extenso e seu aeroporto é bastante afastado, contudo, detém importância primordial para a indústria de aviação por sua posição tática: situa-se próximo às rotas de voo transatlânticas setentrionais, sendo muitas vezes empregado como “apoio” por aeronaves que apresentam algum tipo de falha.

Durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, a localidade experimentou um aumento drástico da população, pois as restrições ao espaço aéreo americano redirecionaram muitos voos para Iqaluit. A aterrissagem recente do 787 foi documentada pelos habitantes locais.

Conforme divulgado pela Air France em comunicado oficial, “o avião aterrissou normalmente em Iqaluit às 11h44 (hora local). Os passageiros desembarcaram e os procedimentos técnicos no avião estão em progresso. Estas avaliações definirão se a aeronave tem condições de prosseguir com sua rota para Seattle ou se medidas necessitam ser tomadas para reacomodar os passageiros o mais cedo possível. A Air France pede desculpas pelo inconveniente causado por este acontecimento e reafirma que a proteção de seus passageiros e equipes de bordo é a sua maior prioridade”.

Até agora, não há um prazo definido para a partida do Dreamliner do aeroporto no Canadá.