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Passageiro alerta polícia sobre atraso no voo por excesso de peso

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Um viajante dos Estados Unidos acionou o 911, linha de socorro, pedindo para ser solto de um avião após uma demora de três horas na pista. O incidente aconteceu com a American Airlines, que enfrentava diversos dias de operações desafiadoras no início de junho, lidando com tempestades próximas a Dallas e uma equipe quase no seu limite de reserva.

Na noite de domingo, 2 de junho, um viajante ficou retido em um avião por três horas (não foi especificado o aeroporto onde o avião ficou parado), e afirmou ter sido obrigado a “contatar o serviço de emergência 911 para obter ajuda e sair da aeronave”. Contudo, o 911 informou que não tinha capacidade para atuar. A gravação que fez do comunicado do piloto em seu voo atraiu aproximadamente 3 milhões de visualizações.

No post feito na plataforma X (antes conhecida como Twitter), o viajante menciona que os membros da equipe de voo informaram aos presentes sobre um possível excesso de peso no avião, o que impossibilitaria o pouso em Dallas, levando a necessidade de um aguardo. Pouco tempo após, o comandante anunciou a necessidade de alterar o trajeto após a decolagem para “consumir combustível”.

Mesmo que a explicação do condutor (ou a interpretação do viajante) não seja muito lógica, o relato divulgado teve grande repercussão nos Estados Unidos. Isso ocorreu porque ele se assemelha à trama do décimo episódio da terceira temporada da série “L.A. Law - The Plane Mutiny”.

Contudo, já houve casos onde o telefone móvel se mostrou salvador para passageiros em vôo. Um desses exemplos aconteceu em 1999, quando um indivíduo com um telefone móvel em uma viagem aérea atrasada se tornou uma figura heroica para as 198 pessoas a bordo do vôo 1829 da Northwest Airlines. Isso ocorreu porque a viagem foi redirecionada, e no dia subsequente, permaneceu estagnada no terminal de Detroit por sete horas. Os banheiros excederam sua capacidade, os suprimentos de comida e água se esgotaram e os passageiros cogitaram forçar a abertura de uma porta de emergência.

Um viajante encontrou uma forma de se comunicar com o Diretor Executivo da Northwest. A mulher de John Dasburg atendeu a ligação. Finalmente, o dispositivo foi entregue ao capitão, que manteve uma conversa direta com o Diretor Executivo, resultando na disponibilização de uma porta e a subsequente saída de todos da aeronave.