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Pesquisa atinge passageiros do Aeroporto Afonso Pena sobre VLT Metropolitano

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A administração paranaense comunicou que a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) começou, na sexta-feira, dia 17 de maio, um estudo envolvendo usuários e funcionários do Aeroporto Internacional Afonso Pena, situado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O propósito, além de reconhecer o perfil (sexo, faixa etária e rendimento) e detalhes da jornada (ponto de partida, destino, razão e meio de transporte para entrar ou sair do aeroporto), consiste em obter uma análise sobre a viabilidade de mudanças nos meios de transporte para o aeroporto e a partir dele, levando em conta o estabelecimento do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

A pesquisa, denominada Análise de Escolha Declarada (AED), tem como objetivo determinar a disponibilidade desses usuários para substituir veículos particulares, coletivos, veículos de aplicativos, táxis e outros modos de transporte pelo VLT, considerando fatores como ponto de partida/chegada, preço e duração da viagem.

O estudo também envolve funcionários do aeroporto, reconhecendo-os como possíveis utilizadores deste sistema, pois possibilitará um vínculo direto com o Terminal Central de São José dos Pinhais, linhas locais do município e demais terminais de Curitiba, que são parte da Rede Integrada de Transporte (RIT).

A pesquisa, que tem como objetivo entrevistar 640 indivíduos nas semanas seguintes, é encabeçada pela empresa Oficina Engenharia, parte do Consórcio TYLin-Oficina-Rhein-Addax-Setec, que é responsável pela execução dos estudos técnicos para o projeto VLT Expresso Metropolitano, sob a coordenação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A PPD é um componente da primeira fase do plano VLT Expresso Metropolitano, que realizará uma análise e avaliação inicial, que também envolverá estudos de ponto de partida e chegada, realizados em pontos chave na conexão entre as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais.

Estudos de necessidades também serão conduzidos, juntamente com pesquisas de campo, as quais devem avaliar elementos da infraestrutura afetada pelo projeto e possíveis perturbações significativas no percurso pretendido e suas áreas adjacentes, entre outros fatores.

VLT

O VLT é previsto para substituir o BRT no Corredor Boqueirão, na cidade principal, alongando a rota até o Aeroporto Afonso Pena, através do Terminal Central em São José dos Pinhais. As linhas atuais que atravessam o Corredor Boqueirão conduzem, em média, 126 mil usuários nos dias de semana, dos quais aproximadamente 15 mil viajam nos momentos de maior movimento.

A expectativa é de que os primeiros trabalhos para o novo formato e a licença sejam entregues no primeiro trimestre do próximo ano, com a execução de consulta e audiência pública, além da publicação do anúncio de licitação até junho de 2025. Se o projeto for viável, a licitação deve acontecer até setembro de 2025 na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O investimento total previsto é de R$ 2,5 bilhões.

Dados do Governo do Estado do Paraná